ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SEGURANÇA - FORÇA NACIONAL TERÁ CONTIGENTE DE POLICIAIS CIVIS


A Força Nacional de Segurança Pública terá, ainda este ano, cerca de 500 policiais civis em suas fileiras. Atualmente, apenas policiais militares integram a força da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão do Ministério da Justiça. O novo braço da Polícia Civil será capacitado a partir deste mês de setembro, de acordo com informações do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Ele também anunciou investimentos de R$ 100 milhões para compra de equipamentos para perícia e investigação criminal, já em processo de licitação.

O ministro também criticou a falta de recursos para a investigação, e citou que o percentual de solução de crimes no Brasil varia de 5 a 10%. O braço de investigação da Força Nacional agirá com medidas de inteligência e perícia. Barreto anunciou o investimento de R$ 500 milhões para a construção de cadeias públicas e esvaziar as delegacias de 21 estados do país. Atuação da Força Nacional em MS – Criada em 2004, a Força Nacional reúne policiais e bombeiros pertencentes às Policias Militares e aos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados-membros, indicados pelas Secretárias de Segurança de seus respectivos estados.

A Força é acionada quando um Governador requisita auxílio federal para conter atos que atentam contra a lei e a ordem e que perigam sair do controle das forças de segurança locais. Em 2006, a Força Nacional apoiou no restabelecimento da ordem pública nos presídios da Capital, depois de uma onda de rebeliões. Em 2008, voltou ao Estado e apoiou o Departamento Penitenciário Nacional a evitar rebeliões no presídio federal de Campo Grande, durante a greve dos agentes penitenciários. Atualmente, participa da Operação Sentinela, em parceria com a Polícia Federal, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes da Fronteira) e outras corporações no tráfico de drogas, armas e entradas de produtos ilícitos na fronteira.

Fonte: Blog da Renata/Blog Diniz K-09

Nenhum comentário: