ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 16 de junho de 2016

ARARIPINA - FIEPE E URBANO VITALINO ADVOGADOS PROMOVEM PALESTRA SOBRE SUCESSÃO EM EMPRESAS FAMILIARES


A Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE em parceria com o escritório Urbano Vitalino Advogados realizou nesta quarta, 15, na sede da Unidade Regional do Sertão do Araripe em Araripina a palestra sobre “Reestruturação empresarial: modelagens, reflexos fiscais e vantagens competitivas”.

O tema foi apresentado pelos advogados Hermes de Assis e Luís Maranhão que abordaram aspectos como a constituição de sociedades controladoras (holdings de participação), a separação do patrimônio da empresa da atividade operacional (holdings patrimoniais), o distanciamento dos sócios pessoa física do quadro societário das empresas operacionais e o desenvolvimento de atividades produtivas por meio de empresas com foco em seu negócio (SPEs).

Segundo os advogados a reestruturação empresarial ajuda o empresário a melhor organizar a empresa, ultrapassando os momentos de crise e ainda cria um ambiente fiscal e tributário adequado, tornando a estrutura mais enxuta e simplificando as tomadas de decisões nas organizações.
De acordo com Ivo do Amaral, sócio do Urbano Vitalino, o aspecto da sucessão nas empresas familiares é fundamental para a sobrevivência futura dos negócios. De acordo com levantamento realizado pelo SEBRAE em 2014, 67% das empresas familiares desaparecem na segunda geração de administradores e 87% não sobrevivem à terceira geração.

“O planejamento sucessório dos negócios sob orientação de um consultor jurídico proporciona perenidade e seu bem estar financeiro da empresa, além da preservação da relação familiar. É um meio possível de estruturar a forma de sucessão e minimizar o impacto dos conflitos familiares”, destacou.

“A empresa familiar que passa a operar com uma forte cultura jurídica também se fortalece e está preparada para receber o aporte de recursos por investidores, em caso de futura venda, e até mesmo de aquisição ou fusão com outras empresas”, afirmou Ivo do Amaral.
A palestra teve a participação de advogados da região, servidores públicos, universitários de Direito e empresários do setor de comércio, serviço e indústria que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema proposto.

Da Vera Cruz Comunicação

Nenhum comentário: