ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MUNDO MODERNO - SESI É PALCO DA I SEMANA DE LETRAS E EDUCAÇÃO


Começou dia 25 e vai até 27/10/10, a 1ª Semana de Letras e Educação, com o Tema “Em Busca da Qualidade na Educação”. O evento acontece na quadra do SESI Araripina e é uma realização da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA, através do curso de Letras e Departamento Pedagógico.


O encontro tem o objetivo de promover a reflexão sobre o ensino no País e as mudanças que vêm ocorrendo no processo ensino aprendizagem provocadas pelas transformações sociais, econômicas e políticas do mundo moderno.


Tudo isso tem refletido diretamente na quebra de paradigmas e exigido dos educadores em geral, um novo olhar sobre o contexto educacional que ora se apresenta.


A sala de Aula tornou-se um local em que os fatores externos tem penetrado e exigido de seus interlocutores o reconhecimento da necessidade de se abordar novas informações de modo a construir competências durante o processo de prática de leitura e de produção de texto, bem como utilizar essas informações de maneira interdisciplinar a fim de garantir a troca de conhecimentos.


Participarão do encontro os professores Pedro Vasco Moretto (UNB), Francisco Platão Saviolli (USP) e Maria Loureto (FJN)), renomados palestrantes que falarão sobre temas relacionados à educação e ao ensino de língua materna.


O público alvo do evento são os alunos da FAFOPA e faculdades mantidas pela AEDA (FACISA, FACIAGRA e FAFOPA), além de professores coordenadores e gestores de escolas públicas e privadas.


A programação começou na última segunda-feira, 25/10/10, com um mine curso que durou praticamente o dia todo, com a facilitadora Cristiane Rodrigues, especialista em língua portuguesa e professora da URCA-CE, tendo área de conhecimento em língua estrangeira moderna (inglês). No período da noite houve a palestra com o tema “Formação Docente, Relações professor, aluno, conhecimento”, proferida pela palestrante Maria Loureto Lima, professora da FJN e mestra em educação.


Na noite desta terça-feira houve a palestra com o tema “Desempenho Escolar Focado nas Competências e Habilidades”, com o palestrante Vasco Pedro Moretto da UNB – mestre em didática, professor, escritor e conferencista internacional.


Para esta quarta-feira, 27/10, encerramento do evento, está programada a palestra “Contextualização e Interdisciplinaridade Como Requisitos Para Compreensão e Produção de Textos de Gêneros variados”, com o palestrante Francisco Platão Saviolli da USP – Dr. em lingüística, professor, escritor e autor de vários livros didáticos. A noite cultural foi antecipada para o dia 08/10/10, onde houve o espetáculo “Cabras de Lampião do Sertão ao Litoral”, apresentado na quadra da AEDA.


Nenhum comentário: