ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

21 ANOS DO TBV - PAIVA NETTO COMANDA SESSÃO SOLENE


Na tarde do dia 23 de outubro, o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), comandou a sessão solene em comemoração dos 21 anos do Templo da Boa Vontade (TBV). Ele transmitiu, via satélite, para todo o mundo uma mensagem especial pelo aniversário do monumento, localizado em Brasília/DF, e realizou uma oração ecumênica pelo fortalecimento moral e espiritual das famílias.

O Templo da Paz, como o TBV também é conhecido, foi fundado por Paiva Netto em 21 de outubro de 1989. A coincidência entre os anos em que mantém as portas abertas e a data de inauguração faz esse aniversário ser ainda mais místico.

Contudo, tais pontos em comum não são os únicos ligados ao número 21, já que o monumento possui 21 metros de altura e em seu topo encontra-se aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo, cujo peso é de aproximadamente 21 quilos.

No Templo da Boa Vontade, tudo se correlaciona com o número da perfeição, 7, e com o número 1. Trata-se de uma pirâmide de sete faces, com 28 metros de diâmetro. De notável beleza, logo se tornou referência de peregrinação ecumênica por representar o ideal do Ecumenismo sem restrições.

Seu supremo objetivo é confraternizar seres de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos e, ainda, ateus e materialistas. Por tudo isso, é o monumento mais visitado da capital brasileira, recebendo por ano mais de um milhão de peregrinos, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur). Em julho de 2008, foi eleito, em votação popular promovida pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (Ibocc), uma das Sete Maravilhas de Brasília. Visitá-lo vem se transformando, cada vez mais, em um compromisso inadiável para quem passa pela cidade.

“Outubro no TBV”

Vários eventos, entre os quais exposições, encontros ecumênicos e apresentações musicais, teatrais e culturais, estão sucedendo desde 30 de setembro para celebrar o 21º aniversário do TBV. Em 21 de outubro, data instituída em diversas localidades do território nacional como Dia do Ecumenismo, houve a abertura da Mostra Cultural e Artística “Templo da Boa Vontade 21 anos — Um teto para a Humanidade”. Simultaneamente, foi aberta a exposição “Rumo ao Infinito” e lançado o DVD Templo da Boa Vontade — 21 anos: um teto para a Humanidade.

No dia 22, ocorreu o espetáculo “Música Legionária — Identidade e Coração”, em que 12 solistas e 16 corais de diversas regiões do Brasil apresentaram composições de diferentes ritmos, expressando o espírito solidário, fraterno e ecumênico que identifica o trabalho da Legião da Boa Vontade.

O gênero musical deu igualmente o tom ao “Show Torcedor de Verdade”, realizado na manhã do dia 23, quando bandas, duplas e intérpretes individuais mostraram as canções vencedoras da edição 2010 do Festival Internacional de Música da LBV.

O “Outubro no TBV” prosseguirá até o fim do mês. Mais informações acerca do Templo da Boa Vontade ou sobre a programação dos eventos podem ser obtidas diretamente no monumento — situado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 915, lotes 75 e 76 —, ou pelo tel. (61) 3245-1070, ou, ainda, no site www.tbv.com.br.

Nenhum comentário: