ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

GOLPE SIM SWAP - ENTENDA A CLONAGEM DE CHIP E VEJA COMO SE PROTEGER


Você, com certeza, já ouviu falar sobre a clonagem de celular, principalmente quando o assunto é vazamento de fotos, informações pessoais e, claro, furto de dinheiro, certo? Mas sabia que existe um novo golpe na área, que tem ganhado força nos últimos meses, e causa ainda mais dor de cabeça e prejuízo às vítimas? Ele se chama SIM Swap.

O nome parece difícil, né? Fique tranquilo que a gente te explica tudo sobre esse golpe: como ele funciona, como se proteger e o que fazer ao cair no SIM Swap. Bora lá?

Mas, afinal, o que é SIM Swap?

De forma simplificada, o golpe SIM Swap funciona como uma clonagem de celular, na qual o criminoso consegue invadir o seu aparelho para aplicar golpes. Para isso acontecer, basta a pessoa ter o seu número, algumas informações básicas e, então, usá-las como quiser.

Um dos principais perigos do golpe SIM Swap, além da clonagem de chip, é o acesso dos criminosos às informações pessoais das vítimas e que costumam ser valiosas em extorsões, furtos, golpes online, etc. Entre essas informações, estão:

• Acesso às redes sociais da vítima;
• Apps de bancos e contas digitais;
• Acesso a fotos, vídeos, emails e senhas;
• Cadastros e senhas em sites em que o cartão da pessoa foi utilizado.

Além disso, em muitos casos, os criminosos também se passam pela vítima, entram em contato com algum conhecido e pedem dinheiro e transferências bancárias.

Clonagem de chip? Aqui não!

Apesar das muitas possibilidades desse golpe em causar danos, existem algumas soluções simples para se proteger hoje mesmo. 👇 Olha só:

✅ Evite vincular a senha do seu celular às suas redes sociais — sabe aquele login automático? Ele pode facilitar o acesso dos criminosos aos seus contatos.

✅ Tente não salvar automaticamente o número do seu cartão — ao realizar uma compra por site ou app, o mais indicado é desabilitar a opção “salvar esse cartão para outras compras”.

✅ Use senhas fortes — dê preferência a letras e números e evite repetir a mesma senha para outros apps, além de sequências “fáceis” de adivinhar, como 1,2,3, datas de aniversário, etc.

✅ Fique de olho nas notificações dos bancos ou contas digitais — percebeu uma transferência ou compra suspeita? Confira na mesma hora e, se necessário, entre em contato com a empresa.

✅ Não compartilhe informações pessoais com ninguém — essa dica é antiga, mas muito eficaz contra fraudes ou golpes online. Nunca revele o seu número de cartão, senhas, e dados comprometedores.

Outra alternativa para evitar clonagem de chip é ativar a confirmação em duas etapas do WhatsApp. Quer saber como? É só baixar o nosso guia completo neste link e mandar pra galera! 😎

Caiu no golpe? Veja o que fazer:

Identificar se realmente teve o celular e chip clonado é o primeiro passo para correr atrás do dano. Por isso, fique atento aos principais sinais: não receber mais notificações via SMS, ligações e até mensagens via WhatsApp.

Se esse for o seu caso, entre em contato com a sua operadora e explique a situação, beleza? Quanto antes, melhor. Assim você limita o tempo de acesso do criminoso aos seus dados e diminui os riscos de um prejuízo maior. 😥

Mesmo que o crime seja completamente online, a recomendação é informar a polícia e reunir o máximo de informações e detalhes que você conseguir, combinado?

Seja um cliente Superdigital e cuide do seu dinheiro

Além de mostrar como se proteger do golpe SIM Swap e te ajudar a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está sempre do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar! Fácil, rápido e seguro. 😉

Psiu! Não vá embora ainda sem antes conferir os conteúdos 🔝 para proteger ainda mais o seu dinheiro:


Veja abaixo o passo a passo para não cair neste golpe:

Fonte - Super Digital

Nenhum comentário: