ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

SAÚDE E BEM ESTAR - VAMOS CULTIVAR MAIS SEROTONINA E MENOS CORTISOL NA VIDA?


Hoje é o último dia da Campanha Janeiro Branco: conscientização para cuidar da saúde mental. Mas, a importância para o tema deve ser relevante o ano todo, certo? Simbolicamente, janeiro é uma página em branco, um período para fazer o balanço da própria vida e começar a rascunhar os objetivos e metas do ano. Portanto, a alimentação saudável, treino rotineiro, prática de meditação e yoga, além de cuidar do sono e intestino são elementos importantes para saúde mental e física, pois, cuidar da saúde mental é cuidar da vida como um todo. Então, vamos estimular mais a produção no organismo da serotonina (hormônio ligado ao bem-estar) e menos do cortisol (hormônio ligado ao estresse)? Até momentos simples como brincar com pets e crianças estimulam hormônios para melhorar a qualidade de vida. Cá para nós, brincar com o doguinho é bom demais, não é? E o sorriso de um bebê? É sensação de paz na certa! O cérebro agradece.

As pessoas, no geral, têm uma rotina muito corrida em que deixam de lado hábitos essenciais, como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos para se dedicarem mais ao trabalho e outras atividades. Porém, quando esquecemos de olhar para a nossa saúde, iniciamos uma desregulação hormonal em nosso organismo. A cobrança social, seja no trabalho, seja em casa inicia um quadro de estresse mediado pelo hormônio cortisol. O excesso disso pode alterar a permeabilidade intestinal e a sua microbiota (bactérias).

Associado a ingestão de alimentos tipo fast-foods, pelo curto espaço de tempo, inicia-se uma inflamação crônica mediada pelo estresse. Um fato é que a sua flora intestinal é a responsável pela produção de um hormônio que proporciona bem-estar e felicidade. A partir do aminoácido L-triptofano é sintetizada a serotonina. Quando se altera a microbiota, é diminuída então esta produção. Por isso, a sensação de bem-estar diminui e se perpetua o estresse, insônia e até mesmo ansiedade. Vamos cuidar do intestino?

Logo, o passo inicial para controle disso tudo é não esquecer as práticas fundamentais, como alimentação, sono, cuidados com o intestino e a prática de exercício físico. O controle do estresse mental é muito importante. Alguns estudos indicam que a yoga e meditação podem auxiliar na redução de hormônios que participam da ativação da inflamação por estresse. Vamos nos olhar com mais carinho? Perguntas e sugestões de temas: jademilson@digitalfisher.com.br Seja a sua melhor versão.

Por Rafael Coelho

Nenhum comentário: