ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

MEIO AMBIENTE - ÁGUIA CHILENA É RESGATADA PELA PATRULHA AMBIENTAL EM BASE DE TORRE DE GERADORES DE SIMÕES-PI


Uma Águia Chilena (Geranoaetus melanoleucus) também conhecida como Águia Serrana, gavião-pé-de-serra (Nordeste), águia-moura, turuna e torona (interior da Paraíba), foi encontrada na base de uma torre de geradores eólicos na Serra dos Claudio no município de Simões – PI, onde a equipe técnica do parque solicitou a presença da Patrulha Ambiental para conduzir o resgate.
Essa ave possui aproximadamente 68 centímetros de comprimento e quase dois metros de envergadura, isso quando adulta, dotada de asas compridas e cauda curta. A águia-serrana é identificada no voo por sua cauda em forma de cunha curta que se projeta mal em suas asas longas e largas. Plana muito próximo a áreas montanhosas onde fica por muito tempo planando à procura de comida.
A ave apresenta um voo poderoso e veloz, dotada de grandes olhos, aspectos estes que auxiliam na caça às suas presas preferenciais, outras aves (como filhotes de joão-de-barro e andorinhões), cobras e até mesmo pequenos mamíferos, como coelhos e mocós. Pode também comer carniça ocasionalmente, o que lhe confere a característica de ave saprófaga eventual.
Ocorre das Cordilheira dos Andes até o sul da Argentina. No Brasil pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, oeste do Espirito Santo, Maranhão, Piauí, Ceará indo até o Rio Grande do Norte. Também encontrada no Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
Após os primeiros cuidados tomados pela Patrulha Ambiental, foi contatado o escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na pessoa do chefe da APA Araripe o Senhor Carlos Augusto, que nas primeiras horas do dia seguinte enviou o agente José Gonçalves Neto, acompanhado da bióloga Raquel Soares, da ONG Biodiverse, onde fizeram a condução da ave até a cidade do Crato – CE para uma melhor análise do quadro clinico da ave.

Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google

Nenhum comentário: