ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

ISI - TICs DESENVOLVE SOLUÇÕES INOVADORAS PARA GRUPO HEINEKEN


As demandas por inovação dentro da indústria estão em todos os lugares. Em uma parceria pioneira com o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do País, o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) voltará sua atenção para o desenvolvimento de soluções inovadoras capazes de atender a demandas de áreas corporativas da empresa, que mantém duas cervejarias e um centro de distribuição em Pernambuco. A parceria nasceu a partir de um desafio lançado pelo Grupo HEINEKEN no programa de inovação aberta Desenvolve.ai, em julho de 2021. Ao todo, o ISI-TICs venceu dois dos três desafios propostos, em parceria com a startup paulista Fast Solutions. A execução dos projetos, orçados em aproximadamente R$ 500 mil, teve início em dezembro e seguirá até o fim deste semestre.

As duas soluções a serem desenvolvidas estão voltadas à automação de processos na área corporativa do Grupo HEINEKEN. O primeiro deles, batizado de “Forecast Management System”, utilizará a tecnologia machine learning (aprendizagem de máquina, em português) para analisar dados e gerar previsões acerca do volume de produção e de vendas da empresa. Já o “Omnilogsafe” conseguirá, também a partir de um banco de dados, identificar possíveis falhas operacionais e indícios de fraude que estejam gerando perdas financeiras no processo de distribuição, de forma automática.

Para o gerente de Negócios do ISI-TICs, Ernani Azevedo, esses projetos indicam que a necessidade de inovação nas indústrias não está presente apenas no chão de fábrica. “Esta é a primeira vez que somos desafiados a apresentar soluções para a área corporativa, e isso comprova que a tecnologia existe para resolver problemas que ocorrem em toda a indústria. Estamos falando de plataformas de software que irão aprimorar os processos da HEINEKEN e, consequentemente, impulsionar a produtividade”, aponta.

As soluções serão desenvolvidas de forma conjunta com a Fast Solutions, que é especializada no desenvolvimento de soluções que envolvem tecnologias como data science, machine learning e inteligência artificial, entre outras. Esta é a primeira vez que a startup atua junto à indústria de bebidas, embora já tenha desenvolvido soluções similares para empresas de telecomunicações e bancos. “Atuar em parceria com o ISI-TICs fortalece o aprendizado contínuo no emprego das melhores tecnologias e, também, a possibilidade de escala de nossas soluções e tecnologias para a indústria nacional”, pontuam os heads de Inovação e Tecnologia da Fast Solutions, Wedisley Teles e Cesar Kazushi, respectivamente.

Desenvolve.ai - Iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e do Porto Digital, o Desenvolve.ai foi criado para conectar o ecossistema de inovação pernambucano, startups de todo o Brasil e empresas industriais beneficiárias de programas de incentivo fiscal como o PRODEPE, o PRODINPE e o PRODEAUTO, que possuem obrigação de investimento em PD&I devido ao decreto estadual 40.218/2013.

Os Institutos SENAI de Inovação - A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não-reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: