ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 13 de junho de 2019

AGRICULTURA FAMILIAR - EM 2019, ONG CHAPADA CELEBRA 25 ANOS DE FUNDAÇÃO


Criado em maio de 1994 com sede no município de Araripina, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) comemorou seu aniversário com o lema 25 anos de luta e resistência sertaneja. Atualmente a entidade atua por meio de projetos voltados para agricultura familiar agroecológica no Sertão de Pernambuco e também no território do Vale do Itaim, Semiárido piauiense.

No final de maio, o Chapada lançou uma programação intensa de atividades em alusão aos 25 anos. “A ideia foi construir uma agenda comemorativa que nos permitisse celebrar os feitos, as conquistas, mas também discutir os rumos e os desafios que temos para os próximos anos. Além disso, pensamos em iniciativas que envolvessem o público da área urbana, pois a ampliação da pauta da agroecologia é um exercício constante”, explicou uma das fundadoras e coordenadora de projetos do Chapada, Valéria Landim.
Dessa forma, o Seminário 25 anos em defesa da agroecologia e das políticas públicas de convivência com o Semiárido contou com momentos de debates, palestras, apresentação de experiências exitosas de convivência com o Semiárido assessoradas pelo Chapada e lançamento do vídeo 25 anos de luta e resistência sertaneja, produzido pela instituição. No último sábado de maio, o Chapada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou uma Feira de Saberes e Sabores na praça da Igreja Matriz de Araripina. Durante a manhã, os visitantes puderam adquirir produtos agroecológicos, artesanatos e também participaram do corte do bolo.

Além disso, a feira contou com a exposição de materiais e apresentações culturais. No mesmo dia, no período da noite, o Chapada promoveu um evento na cidade em parceria com o Projeto Espaço Livre, ocasião em que houve apresentações artísticas e regionais, entrega do prêmio da rifa dos 25 anos e a tapiocaria ficou por conta de Ricardo Casebre.
As celebrações religiosas aconteceram através de uma missa e de um culto em Ação de Graças pelos 25 anos do Chapada.

“Pra gente foi motivo de enorme alegria comemorar os 25 anos de uma história que começou com uma semente plantada e que hoje temos excelentes frutos. Celebrar a trajetória do Chapada ao lado de parceiros de uma vida inteira e principalmente de agricultores e agricultoras familiares, razão da nossa existência, foi muito gratificante”, destaca o coordenador geral da entidade, Alexandre Pereira.

Missão

A ONG Chapada completa 25 anos com a missão de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural da agricultura familiar através da recuperação e preservação do meio ambiente por meio da agroecologia e efetivação da cidadania no Semiárido brasileiro.

Eixos

Ao longo da sua caminhada, o Chapada desenvolve ações e iniciativas com base em seis eixos estratégicos: preservação e recuperação do meio ambiente e da agrobiodiversidade; agroecologia para convivência com o Semiárido; água e segurança alimentar; empreendedorismo na agricultura familiar e acesso a mercados; comunicação e juventude rural, cultura e cidadania.
Por Mariana Landim - Assessora de Comunicação do Chapada

Nenhum comentário: