ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PROJETO - EMBAIXADORES DO TURISMO EMBARCAM NA VAN DO REVELANDO PERNAMBUCO

De 16 a 26 de outubro, a van do Revelando Pernambuco percorrerá 25 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.

A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.

Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios.

RECONHECIMENTO NAS ESCOLAS

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.

As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 25 cidades.

Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.

Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.

O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

CIDADES DA PROGRAMAÇÃO DA AÇÃO INTINERANTE

RECIFE
OLINDA
PAULISTA
ITAMARACÁ
NAZARÉ DA MATA
SALGADINHO
GRAVATÁ
TAQUARITINGA DO NORTE
SANTA CRUZ
CARUARU
GARANHUNS
SÃO BENEDITO DO SUL
IPOJUCA
SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE
ARCOVERDE
SÃO JOSÉ DO EGITO
AFOGADOS DA INGAZEIRA
SERRA TALHADA
TRIUNFO
PETROLÂNDIA
SALGUEIRO
BELÉM DE SÃO FRANCISCO
ARARIPINA
PETROLINA

Da ASCOM/SE-PE/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: