ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

OPINIÃO - POLIGAMIA FEZ E AINDA FAZ PARTE DA SOCIEDADE

"A Poligamia é uma pratica muito antiga e encontramos referências nos textos biblicos, ainda durante na época dos patriarcas. O nome tem origens gregas e significa muitos matrimônios, que é a união reprodutiva entre mais de dois indivíduos de uma espécie. Os casos mais típicos são a poliginia, em que um homem é casado com várias mulheres, e a poliandria, em que uma mulher vive casada com vários homens.

Existem casos de poliandria na Africa, atualmente na Costa do Marfim, entre os vários povos de sistema matrilinear. Lá é permitido que as mulheres tenham vários parceiros. A noção de infidelidade não é a mesma que nas sociedade ocidentais.

A poligamia já foi regra nos grupos humanos e em muitas sociedades essa prática ainda é permitida. No Império Romano, o imperador Valentiniano I, no século 4, autorizou os cristãos a terem duas esposas. Já no século 8, Carlos Magno, que mantinha o poder sobre a igreja e o estado, praticou a poligamia, tendo seis, ou de acordo com algumas autoridades, nove esposas. Segundo Joseph Ginat, o autor de Polygamous Families in Contemporary Society (Famílias Poligâmicas na Sociedade Contemporânea), a Igreja Católica desaprovou a prática, mas ocasionalmente sancionou segundos casamentos para líderes políticos.

A poligamia sempre esteve no centro do debate religioso. Como disse anteriormente, essa prática era totalmente aceita entre os patriarcas da Bíblia. E talvez aqui possamos lembrar de um desses personagens, Jacob, que teve oficialmente duas mulheres e 12 filhos. Alguns desses filhos originário de outras mulheres. Essa prole viria a dar origem às doze tribos de Israel.

No Islamismo, por outro lado, ela tem sido praticada desde sempre (o próprio profeta Maomé teve 16 casamentos simultâneos). Hoje, continua a ser adotado em alguns países muçulmanos e está em processo de adoção em outros. O costume é regulamentado pelo Alcorão que tolera a poligamia e permite um máximo de 4 esposas.

Nos Estados Unidos, também é possível verificar a existência de um número significativo de praticantes, principalmente entre os Mómons fundamentalistas, que assumem essa prática como permitida pelas escrituras cristãs, apesar da Igreja como um todo proclamar a mnogamia.

Não podemos dizer que houve uma passagem da poligamia para a monogamia. Ou que em um todos todas as sociedades eram poligamicas e que agora todas são monogamicas. A prática da poligamia nas sociedades ociedentais é muito menor que nas sociedades não ocidentais.

Mesmo entre os índios no Brasil, a poligamia fazia parte de sua organização socias. Tivemos notícias que, entre eles, ter mais de uma mulher era permitido para aqueles que tinham certos pretígios.

Já para o espiritismo, a poligamia é uma lei humana, que será abolida à medida que a humanidade esteja evoluindo, ou seja, que seja criara uma maior necessidade de afeição, que não seja a carnal."

Do JC OnLine

3 comentários:

Unknown disse...

A Poligamia é um sistema de união onde o homem pode ter várias mulheres e a mulher vários homens. Na Bíblia, a poligamia é aceita como uma prática normal no Velho Testamento, mas se o contrário fosse com as mulheres era considerado prostituição e suas praticadoras pagavam com a própria vida através de apredejamento público. Ainda hoje várias culturas orientais praticam na vida a poligamia como algo normal em tribos beduínas nômades dos desertos do Oriente Médio e em países africanos. Nas culturas ocidentais, sem hipocrisia, legamelnte a poligamia não existe. Mas, na prática é corrente, onde homens casados e mulheres casadas mantém vários relacionamentos fora do matrimônio religioso e civil. A assertiva duas carnes e almas juntas em uma só é apenas uma formalidade proferida por um juiz de Direito ou um sacerdote. Os deveres recíprocos de fidelidade, ajuda mútua na bonança e na desgraça, na doença e na saúde, nem sempre são verdadeiras. Homens monogâmicos e mulheres monogâmicas teem amante ou amantes e a infidelidade conjugal é uma das principais causas das separações de corpos e depois dos divórcios. Portanto, a poligamia na prática existe na sociedade moderna de hoje, apesar de legamente não reconhecida socialmente.

Anônimo disse...

A bíblia não proíbe a poligamia, nem mesmo no Novo Testamento. Nem Jesus nem os apóstolos tocaram no assunto. As sociedades antigas que não permitiam a poligamia sempre davam um jeitinho pra os homems "escapulirem"(hipocrisia). Sou evangélico e sou a favor que essa prática seja legalizada no Brasil e eu possa ter mais de uma esposa.

Luiz Ribeiro disse...

Segundo o historiador Will Durand, a poligamia em Israel foi um instituto que decaiu pelo empobrecimento de Israel, mediado pela dificuldade do retorno do cativeiro babilônico e o domínio romano, sem que nunca tenha havido uma mudança desse Instituto por mudança de ordem religiosa. Igrejas cristãs em Angola por exemplo tem dado comunhão ao chefe de família com todas suas esposas e filhos. Poligamia não é ginogamia, poligamia não é adultério nem prostituição. Poligamia pode ser verdadeiro fator de proteção social de mulheres que de outra forma seriam entregues à prostituição, fator de proteção social de afilhados que de outra forma seriam órfãs e órfãos. Nessas relações polígamas na África os chefes de família inclusive acolhem os sogros e sogras para o seio da família, promovendo mais um fator de seguridade social com os idosos. Por isso que a Palavra de Deus é complacente com a poligamia nessas culturas específicas.