ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ALTA - VENDA DE MOTOS CRESCE 8,4 % NA PRIMEIRA QUINZENA DE OUTUBRO

As vendas de motocicletas atingiram 59.192 unidades na primeira quinzena de outubro, alta de 8,4% ante as 54.601 unidades da primeira metade de setembro, de acordo com dados divulgados sexta-feira pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O volume, no entanto, ainda é 10% menor que o do mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 65.750 unidades.

A Abraciclo associa a alta nas vendas em outubro ante setembro às novas linhas de financiamento para motocicletas, anunciadas recentemente pelos bancos públicos. A entidade ratificou a posição de que as vendas totais podem crescer até 4% no quarto trimestre deste ano, ante o terceiro trimestre de 2012.

A Abraciclo prevê que 406 mil motocicletas serão vendidas nos últimos três meses de 2012, ante as 394.361 unidades comercializadas entre julho e setembro. "Esperamos que outras instituições financeiras participem deste processo, oferecendo planos de financiamento adequados aos atuais rumos da economia e compatíveis com o desejo de compra dos consumidores", informou Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Fonte: Agência Estado

MORTES POR ACIDENTES COM MOTOS AUMENTARAM 16,55% NOS SEIS PEIMEIROS MESES DE 2012
O número de pessoas mortas em acidentes de trânsito envolvendo motos tem aumentado em Pernambuco. O dado é do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, instituído pelo governador Eduardo Campos em 2011 exatamente com a missão de reduzir os acidentes, ferimentos e mortes provocados pelos veículos de duas rodas. O aumento de óbitos foi de 16,55% no primeiro semestre de 2012, comparado com o mesmo período de 2011.

Enquanto entre janeiro e julho do ano passado foram registradas 441 mortes de pessoas que estavam em motos, seja conduzindo o veículo ou como passageiro, no mesmo período deste ano foram 514 mortes. A base de dados é o Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML). Para o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, o crescimento está associado à explosão da frota de motocicletas no Estado. Nacionalmente, o aumento da frota de motos foi de 408% nos últimos onze anos.

Como a tendência é que a frota de motos, assim como a de automóveis, cresça ainda mais – principalmente com os incentivos que têm sido dados pelo governo federal -, a preocupação do Comitê só aumenta. “O crescimento do número de mortos, inclusive, tem sido maior em algumas cidades do interior do que na capital. Por isso estamos interiorizando a Operação Lei Seca e reforçando a fiscalização para abordarmos cada vez mais motoqueiros”, afimou o diretor educacional do Comitê, o médico Hélio Calábria. Pelos dados da Lei Seca, 69.259 motoqueiros foram parados nas blitzes de dezembro de 2011 até o último dia 17 no Estado.

Na contramão da estatística das motos, o total de óbitos provocados por acidentes envolvendo carros, bicicletas e pedestres diminuiu nos seis últimos meses: carros (1,90%), bicicletas (8,89%) e pedestres (13,76%). De forma geral, as vítimas do trânsito caíram 3,08% em Pernambuco. No primeiro semestre de 2011 foram 1.071 pessoas mortas, enquanto que este ano o total é de 1.038.

Diante da epidemia provocada pelas motos, a única saída para tentar reduzir as mortes e os ferimentos é conscientizar os motoristas para que se protejam e dirijam com cuidado, usem todos os equipamentos de segurança e não bebam antes de assumir a direção de uma moto. Não é à toa que em 85% das mortes de motoqueiros registradas nos últimos seis meses no Estado os motoristas estavam sob efeito de álcool ou sem capacete.

Roberta Soares

Nenhum comentário: