ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

REGIÃO DO ARARIPE - SECRETARIO ESTADUAL DE SAÚDE ACOMPANHA OPERAÇÃO LEI SECA


O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, foi recebido no final da tarde de quinta-feira, 26/01/12, em Araripina pelos prefeitos da Região do Araripe. À noite, o secretário acompanhou em Araripina os bloqueios realizados pela Operação Lei Seca, e lança nesta sexta-feira (27/01), em Ouricuri, às 8h30, o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, na sede da IX Gerência Regional de Saúde (Geres).

O evento marca a ampliação da política de prevenção aos acidentes de motos para todo o Estado e a descentralização das ações através das 12 Gerencias Regionais de Saúde em Pernambuco.

“A meta é reduzir o número de mortos e feridos por consequência dos acidentes de trânsito. Vamos unir todos os esforços para diminuir os indicadores e combater o alto índice de óbitos causados pela combinação de álcool e direção”, pontua o secretário Antonio Figueira. Os municípios de Trindade, Ouricuri, foram os primeiros do interior do estado a receber as blitzes, que obedecem ao mesmo formato dos bloqueios realizados na Região Metropolitana do Recife.

De sexta-feira (20/01), primeiro dia da ação, a domingo (22/01), foram abordados 232 veículos, sendo 137 motos. Desses, 125 foram multados por irregularidades e 36 motoristas tiveram a carteira recolhida. Desses, 4 (1 motorista e 3 motociclistas) foram levados à delegacia para que fosse lavrado o flagrante, por terem ingerido álcool acima do permitido.

Balanço - Durante este fim de semana, nos três municípios (Araripina, Trindade e Ouricuri), foram registrados um total de 21 acidentes de trânsito, contra 32 do final de semana anterior (13 a 15 de janeiro), uma redução de 34%. Quando se compara só os acidentes de moto, a redução é de 39% (de 23 acidentes para 14 no último fim de semana).

É preciso preservar a vida. As famílias estão sofrendo muito as conseqüências das imprudências de muitos que acabam vítimas de acidentes e ficando com seqüelas; quando não acontece o pior, que é a morte trágica e inesperada.
Pelo que se verifica a campanha da Lei Seca na região tem total apoio da população que já não agüenta mais chorar diante de tantos acidentes de motos que estão todos os dias vitimando jovens e adultos nas cidades, nos distritos e zona rural dos municípios de todo o estado, mas com alta incidência aqui em nossa região.

Nenhum comentário: