ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 21 de janeiro de 2012

DEMOCRACIA RELIGIOSA - PAIVA NETTO


O Dia Mundial da Religião, em 21 de janeiro, oferece-nos uma oportunidade para refletir sobre a importância de vivermos em todo o planeta a Democracia Religiosa — a liberdade de cada um de seguir o caminho que achar melhor para si, procurando não conflitar com quem quer que seja por causa de crença ou descrença.

Vivamos a Fraternidade Ecumênica. É o que pensava também o saudoso papa João Paulo II (1920-2005), porquanto afirmou em viagem apostólica à Índia, em novembro de 1999: “A liberdade de praticar ou mudar de religião deve ser considerada um direito fundamental do ser humano”.

Oportuno, então, o significativo passo dado recentemente pelo governo federal, por intermédio da ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), ao lançar a campanha “Democracia, Paz, Religião — Respeite”. Outra iniciativa é o Comitê de Diversidade Religiosa, criado para facilitar o diálogo entre representantes de diferentes religiões e entre pessoas que não têm religião.

Com isso, promove-se o debate sobre políticas públicas com foco no reconhecimento de diferenças, na promoção da diversidade e principalmente na superação da intolerância. A Cruzada de Religiões Irmanadas, que Alziro Zarur (1914-1979) deu início na década de 1950, foi realmente um decisivo avanço para se alcançar essa Paz que todos almejam.

SPIELBERG RECEBE REVISTA DA LBV

No dia 11/1, Steven Spielberg, consagrado cineasta norte-americano, que há pouco recebeu o Globo de Ouro 2012 de Melhor Animação, ao passar em frente ao escritório da Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos, em Manhattan, Nova York (Rua 44, entre as 5a e 6a Avenidas), e ser saudado pelos representantes da LBV, recebeu com simpatia a revista “Globalização do Amor Fraterno”.

O Portal Boa Vontade destacou: “Spielberg posou fraternalmente para foto, demonstrando atenção ao trabalho empreendido pela LBV. A publicação, que já foi entregue a centenas de chefes de Estado, autoridades e personalidades, no Brasil e exterior, traz recomendações e boas práticas realizadas pela Legião da Boa Vontade, enfatizando os resultados efetivos das atividades socioeducacionais da Instituição”.

Na revista, consta o meu artigo “Oito Objetivos do Milênio — Responsabilidade de todos os de bom senso”, em que abordo questões do interesse dos povos, sob a luz da Espiritualidade Ecumênica, considerando as oito metas estabelecidas pela ONU para o milênio, ratificadas entre os países membros, válidas até 2015.

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Presto minha solidariedade aos familiares e amigos do ex-senador pelo Distrito Federal Leonel Paiva, que em 8/1, voltou à Pátria Espiritual. Também jornalista e publicitário, durante muito tempo foi locutor da “Voz do Brasil”. A espiritualidade ecumênica irradiada do Templo da Boa Vontade o encantava. Certa ocasião, ao visitar a Pirâmide das Almas Benditas, dos Espíritos Luminosos, proferiu esta frase emblemática: “Tudo o que transcende acontece aqui na Legião da Boa Vontade”.
Ao seu Espírito, que é eterno, onde quer que esteja, as vibrações de Paz da família LBV.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: