ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 7 de maio de 2010

SUAPE - LULA DÁ O PONTAPÉ PARA A RETOMADA DA INDUSTRIA NAVAL


O presidente da República Luiz Inácio Lula (PT) está em Pernambuco acompanhado da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, para participar com o governador Eduardo Campos (PSB) do lançamento, às 10h30, do primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo Industrial e Portuário de Suape.

O navio foi encomendado pela Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras. Esta é a primeira visita de Dilma num evento oficial realizado no estado, após a confirmação de seu nome para corrida presidencial. A ex-ministra, no entanto, só participa da programação pela manhã. Os eventos da tarde contarão com a presença de Eduardo e de Lula.

Se pela manhã, Dilma ganhará um espaço especial na agenda do presidente no estado, o prefeito do Recife, João da Costa (PT) também terá papel de destaque na agenda do petista. João da Costa sairá da condição de coadjuvante para assumir o papel de ator principal, que antes era reservado ao ex-prefeito João Paulo (PT), durante seus oito anos de gestão. Ao lado do governador Eduardo Campos e de Lula, o prefeito participará, às 13h30, da inauguração do conjunto habitacional Via Mangue 3, na Imbiribeira, e a assinatura de ordens de serviços para construção dos conjuntos 1 e 2, no mesmo local.

Na ocasião, o presidente Lula fará a entrega simbólica das chaves aos moradores dos conjuntos habitacionais Zeferino Agra e Vila Imperial, no Arruda. Também na Imbiribeira, Lula assina com Eduardo Campos uma ordem de serviço para início das obras da duplicação da BR-101, no trecho entre Palmares (PE) e Aracaju (SE).

Os prédios que serão entregues hoje à população foram construídos pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em parceria com o governo federal com recursos na ordem de R$ 56 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo a PCR, os conjuntos deverão beneficiar 1.200 famílias, que viviam em áreas de favelas do Recife.

Navio - Batizado de João Cândido, o lançamento do primeiro navio produzido em Pernambuco faz parte do programa de modernização e expansão da frota e custou US$ 120 milhões. Segundo o Palácio das Princesas, a construção dos navios inicia um novo ciclo produtivo no estado e representa a retomada da indústria naval brasileira. Essa é a segunda vez que Lula vem ao estado neste ano. A primeira visita ocorreu em 28 de janeiro.

Na ocasião, o petista assinou o decreto criando a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), em Jaboatão, e inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Paulista. O petista também participou de um evento com a comunidade judaica, na Sinagoga Kahal Israel, no Recife Antigo. À noite, após um jantar no Palácio das Princesas ele teve uma crise hipertensiva, sendo hospitalizado e obrigado a viajar para Brasília no dia seguinte, cancelando viagem com destino à Suíça, onde receberia a distinção de Estadista Global.

Programação presidencial

10h Saída do Hotel Golden Tulip Recife Palace

10h30 Chegada a Suape para cerimônia de lançamento e batismo do petroleiro João Cândido, primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul

12h30 Encerramento da programação em Suape e deslocamento para o Recife

13h30 Chegada ao bairro da Imbiribeira para a cerimônia de entrega de 624 moradias a famílias de baixa renda dentro do PAC Urbanização. O presidente também assina a ordem de serviço das obras de duplicação da BR-101 no trecho entre Palmares e a divisa PE/AL

15h30 Término da programação em Pernambuco. O presidente segue para a Base Aérea.

Fonte - Pernambuco.com

Nenhum comentário: