ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CABROBÓ - DEPUTADO RAIMUNDO PIMENTEL ACOMPANHA OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO


Homens e máquinas não param no canteiro de obras do primeiro lote do Projeto Integração da Bacia do São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional, em Cabrobó, no Sertão. Mais de 60% dos serviços foram concluídos, o que representa 27 quilômetros dos 38 quilômetros dessa etapa.

A Comissão Especial para Acompanhamento da Transposição do Rio São Francisco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, visitou o local, na última sexta-feira (21). O presidente da Comissão, deputado Raimundo Pimentel (PSB), foi recebido pelo engenheiro Sílvio Paschoalin, do Consórcio Àguas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca, S.A Paulista e Serveng, e representantes do Ministério da Integração Nacional (MIN).

A visita aconteceu após uma audiência pública promovida pelo colegiado, na Câmara de Vereadores. Pimentel foi verificar in loco o andamento das obras e as perdas de postos de trabalho, pois havia a discussão que o projeto do Governo Federal estava passando por uma eventual desaceleração. “A diminuição do número de empregos se deve ao cronograma dos trabalhos, que necessita, a partir de agora, de mão de obra mais especializada”, explicou o socialista.

Os profissionais com menos qualificação estão sendo aproveitados no trecho 2. O próximo passo do colegiado é marcar uma audiência com o governador Eduardo Campos (PSB), a fim de discutir o que acontecerá com a cidade após a conclusão dos serviços. “É preciso implementar algo sustentável, importante para o desenvolvimento econômico e social de Cabrobó”, ponderou, acrescentando que a nova bandeira do grupo é a perenização do Riacho Terra Nova, que permitirá a irrigação de cerca de 10 mil hectares.

“Seria uma obra definitiva, que consolidaria a economia e a agricultura de Cabrobó”, ressaltou Pimentel. Para o prefeito do município, Eudes Caldas, a perezinação do riacho transformaria o município em celeiro de produção, o que diminuiria o índice de desemprego. “A Prefeitura quer ser parceira do Executivo Estadual e encontrar uma alternativa plausível para o aproveitamento da mão de obra, quando a Transposição do São Francisco terminar”, observou o gestor, que acrescentou a importância da união das lideranças políticas, independentemente de partidos, em prol da região.

Além de Eudes, também participaram do encontro o prefeito de Orocó, Reginaldo Crateú Cavalcanti, vereadores das duas cidades, representantes do MIN, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o presidente do PSB local, Auricélio Torres, a sociedade civil e outras lideranças. Exceto o representante do MIN, que não se pronunciou, todos foram unânimes em defender benefícios para a região.

Eles reclamaram dos valores das indenizações, da falta de incentivo ao pequeno agricultor e da ausência de projetos de perenização e irrigação. O Lote 1 vai até Salgueiro e integra o Eixo Norte, que começa em Cabrobó e percorrerá cerca de 400 quilômetros nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Plenário - Ontem, Raimundo Pimentel repercutiu a visita no Plenário. O parlamentar lamentou o atraso do Exército no cumprimento dos trabalhos. “O canal de aproximação, onde haverá a tomada de água do São Francisco, é a parte mais atrasada”. Do trecho 1, que termina em Salgueiro, faltam a Barragem de Tucutu, também de responsabilidade do Exército, e a estação de bombeamento, devido à desistência da empresa que venceu a licitação.

Fonte - Blog Cisco No Oi

Nenhum comentário: