ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 10 de maio de 2010

GRIPE A - COMEÇA NOVA ETAPA DE VACINAÇÃO


Começou a última etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1), cuja meta é atingir adultos entre 30 e 39 anos. Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Ana Catarina Melo, integrantes dessa faixa etária devem estar atentos com o prazo vacinação, que para eles vai até o dia 21 deste mês.

“A nossa meta é vacinar cerca de 1,04 milhão de pessoas durante esta etapa. Esse grupo também apresentou um alto número de ocorrência de mortes, então, é preciso cuidado”. Ela reforçou ainda que as crianças de seis a 23 meses, gestantes e pessoas de 20 a 29 anos também podem procurar os postos de saúde, já que a vacinação continua para esses grupos até o dia 21 deste mês.

“Até o final do mês de maio, a campanha deve ser encerrada e não será adiada. Portanto, as pessoas não devem deixar a ida ao posto de saúde para a última hora. As crianças, principalmente, precisam tomar a segunda dose da vacina”, alertou.

No último sábado, deu-se início à vacinação contra a Gripe Sazonal (comum), destinada aos idosos acima de 60 anos. Além das pessoas que forem até os postos de saúde, também serão imunizados os idosos acamados, com dificuldade de locomoção e moradores de asilos, hospitais psiquiátricos e clínicas geriátricas.

De acordo com Ana Catarina de Melo, o Estado disponibilizou 584.830 doses para todos os municípios do Estado e a expectativa é de que sejam imunizados 700 mil idosos contra a gripe em todo o Estado.

A expectativa é de que 131 mil idosos recebam o medicamento contra a gripe comum. “A partir de hoje, todos idosos acima de 60 anos de idade podem se vacinar contra a gripe comum e os idosos que forem portadores de doenças crônicas se vacinam também contra a Gripe A (H1N1).

No Brasil 361 pessoas foram internadas e 50 morreram por conta da gripe A (H1N1) em 2010. Até o momento, foram imunizadas dois milhões de pessoas no Estado, das quatro milhões previstas até o fim da campanha. Segundo o Ministério da Saúde, entre as gestantes, o percentual de imunização foi considerado baixo, cerca de 63%.

JÚLIA VERAS - Folha-PE

Nenhum comentário: