ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 6 de maio de 2010

JESUS E AS MÃES - PAIVA NETTO


O Dia das Mães vem chegando. A elas, dedico a prece “Jesus e as Mães”, que fiz em homenagem às que habitam o Céu e a Terra.

Ó Jesus!/ Tu que és o Refúgio Seguro dos aflitos,/ Escuta a voz das Mães/ Que ao Teu Carinho elevam/ O clamor de suas súplicas./ Aplaca, Senhor, as suas dores,/ Pois cada uma delas,/ Divino Amigo,/ Reconhece em Teu Coração/ O seu bom destino;/ Na Tua Santa Vontade, a força/ Que não lhes permite sucumbir;/ E na Tua Sabedoria contemplam,/ As Mães da Terra e do Céu,/ A educação que anseiam para os filhos./ Em Ti, Jesus, elas, quando sofrem,/ Têm a certeza do alento,/ Que, em geral, o mundo não lhes pode oferecer,/ Porque ainda pouco tem para lhes dar./ Ouve, Filho Celeste de Maria Santíssima,/ O apelo dos corações maternos,/ Porque Tu, Jesus, és a esperança que nunca morre./ Melhor que isso: a Convicção que não as deixa esmorecer./ E que assim, em Ti,/ Eternamente seja,/ Ó Divino Provedor!/ Amém.

AMOR FAZ RIMA PERFEITA COM MÃE

Dizem que Mãe não tem rima. Será?! Então secou-se-lhes a musa, ou saiu em férias... Mas não semelhantemente à famosa experiência de Guerra Junqueiro (1850-1923). Amor faz rima perfeita com Mãe. Mãe é eterna também.

A MUSA EM FÉRIAS

Por falar no velho Guerra, contam que o episódio assim se deu: o respeitado poeta português foi ao médico. Não sabia o que lhe cansava os ossos. O clínico, depois de examiná-lo com paciência, prescreveu ao cliente: “— Professor, o senhor não tem nada físico que um bom descanso não corrija. Viaje. Não faça nada, nem escreva, e tudo terminará bem. Pode confiar”. O vate prometeu que o faria. Contudo, o que acabou ocorrendo foi o seguinte: quando voltou do “descanso”, trazia um dos seus mais belos feitos para um novo livro: A musa em férias.

NOVO LIVRO DE DORA KRAMER

Expressivo talento do jornalismo brasileiro, Dora Kramer lançou recentemente, na capital paulista, o livro O poder pelo avesso. O Portal Boa Vontade (www.boavontade.com) prestigiou a concorrida festa: “A obra reúne quase uma década de crônicas políticas – retrato dos avanços e retrocessos do Brasil nesse período – e texto inédito sobre o exercício diário do jornalismo. Com 22 anos de profissão, 15 deles dedicados à análise política, Dora escreveu mais de quatro mil colunas, publicadas pelo Jornal do Brasil entre 1995 e 2004, e pelo jornal O Estado de S. Paulo, a partir de 2001. Além da escrita diária para o Estadão e Agência Estado (que distribui os artigos para dezenas de jornais do país), é comentarista política da Band News FM”.

Na ocasião, a autora autografou-me exemplar com a fraterna mensagem: “Ao José de Paiva Netto, com o carinho da Dora Kramer”. Grato, estimada colega. Retribuo-lhe a manifestação de apreço com votos de saúde e muita Paz.

MINISTRO UBIRATAN NA ACLEB

O diretor-executivo da Legião da Boa Vontade, Paulo Duarte Pereira, esteve, no último 29/4, na capital federal representando-me na cerimônia de titularidade do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, na Academia de Letras de Brasília (Acleb). O professor, poeta e escritor cearense faz parte agora do seleto grupo de 40 imortais. Ele passa a ocupar a cadeira 21, que tem o príncipe dos poetas, Olavo Bilac, como patrono.

Além de familiares e amigos, compareceram ao evento, entre outras personalidades, o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Benjamin Zymler; o também ministro do TCU Valmir Campelo; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto; e o procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel. A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral da República, sob o comando do presidente da Acleb, acadêmico José Carlos Gentili. Parabéns, ministro Ubiratan, por tão merecida e honrosa conquista.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: