ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 1 de maio de 2010

FUNCIONANDO À NOITE - CENSO MOSTRA QUE PERNAMBUCO TEM O MAIOR NÚMERO DE BIBLIOTECAS


O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, pesquisa encomendada pelo Ministério da Cultura e executada pela Fundação Getúlio Vargas, mostra que à noite, 68% das bibliotecas pernambucanas estão abertas, mais que o dobro da média nacional (24%). É o melhor índice no País. Foram pesquisados todos os 5.565 municípios brasileiros com visitas in loco e por telefone.

O censo revela que, em 2009, 85% dos municípios pernambucanos possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 164 bibliotecas em 158 municípios. Em 7% dos casos as BPMs ainda estão em fase de implantação ou reabertura e 7% estão fechadas ou nunca existiram. Considerando apenas as que estão em funcionamento, são 1,85 bibliotecas por 100 mil habitantes.

O levantamento aponta que as BPMs emprestam 146,7 livros por mês e concentram acervo entre 2 mil e 5 mil volumes (42%). Menos da metade possui computador com acesso à internet (28%) e somente 18% oferecem este serviço para o público. Os usuários frequentam o local 3,7 vezes por semana e utilizam o equipamento preferencialmente para pesquisas escolares (74%).

Quase todas funcionam de dia (99%), de segunda à sexta (100%), algumas aos sábados (5%), poucas aos domingos (1%). No período noturno, 68% estão abertas aos usuários – é a melhor média nacional. A maioria dos dirigentes das BPMs são mulheres (87%) e menos da metade tem nível superior (47%).

Em relação a Pernambuco, a pesquisa mostra que 68% das bibliotecas do estado estão abertas à noite, mais que o dobro da média nacional (24%). É o melhor índice no país. Segundo a pesquisa, quase todos os estabelecimentos funcionam de dia (99%), de segunda à sexta (100%).

A pesquisa mostrou também que 5% abrem aos sábados – menos que a média brasileira (12%) – e 1% aos domingos (igual ao índice brasileiro). E segundo o levantamento, a média de visita às BPMs é de 3,7 vezes por semana. O estado perde apenas para Roraima (4,1/semana). O índice de Pernambuco é superior ao nacional (1,9/semana).

Os pernambucanos também vão mais às BPMs para fazer pesquisas escolares (74%), índice acima da média nacional (65%). Apenas 1% vai ao estabelecimento para lazer, abaixo da média brasileira (8%). Os assuntos mais pesquisados nas bibliotecas da região são Geografia e História (91%); obras gerais – enciclopédias e dicionários – (77%); e Literatura (74%). A resposta a esta questão era de múltipla escolha e, portanto, a soma é superior a 100%.

O Censo Nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas em todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras. Segundo o levantamento, em 420 municípios as BPMs foram extintas, fechadas ou nunca existiram.

Deste total, 12 estavam no estado. O MinC - por meio da Fundação Biblioteca Nacional, com recursos do Programa Mais Cultura - em parceira com as prefeituras municipais, promoverá a implantação ou reinstalação dessas bibliotecas, com a distribuição de kits com acervo de dois mil livros, mobiliário e equipamentos, no valor de R$ 50 mil/cada, totalizando R$ 600 mil no estado. As BPMs receberão, ainda, Telecentros Comunitários do Ministério das Comunicações.

Ampliação - O estado de Pernambuco tem 12 municípios que receberão kits de implantação de bibliotecas. No Nordeste são 161 cidades sem o equipamento – maior número nacional. Segundo a pesquisa, 85% dos municípios do estado possuem o equipamento.

As cidades que não receberão kits já estão reabrindo ou implantando suas bibliotecas. A região tem uma média de 2,23 bibliotecas por 100 mil habitantes. Em Pernambuco este índice é de 1,85. O município pernambucano com maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes é Igarassu (0,99). O pior índice do estado é em ecife (0,12).

Fonte - Pernambuco.com

Nenhum comentário: