ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

SERRITA - PATRULHA AMBIENTAL TOMA POSSE NO CONSELHO CONSULTIVO DA FLORESTA DE NEGREIROS

Integrantes da Patrulha ambiental tomaram posse no Conselho Consultivo da Floresta de Negreiros no dia 20 de Outubro de 2018, para um período de dois anos, que será de muito trabalho e aprendizado para toda a equipe. 

O Conselho Consultivo é um órgão colegiado, integrante da estrutura administrativa da FLONA, que tem como objetivo contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos de criação da Unidade de Conservação. 
A Floresta Nacional de Negreiros é uma Unidade de Conservação Federal do bioma Caatinga, a única Floresta Nacional dos Sertões Central, localizada sua maior parte no município de Serrita no Estado de Pernambuco, criada em 11 de outubro de 2007 por um decreto federal. 

Essa Unidade de Conservação foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Com área de 3 mil hectares, destinada à conservação da biodiversidade, ao fomento do desenvolvimento sustentável da Caatinga e proporcionar uma melhor qualidade de vida a população da região, como, comunidade escolar, agricultores e produtores rurais. 
O Conselho pretende que essa área seja uma biblioteca viva da Caatinga, promovendo a interação entre a sociedade civil pública, moradores do entorno, instituições de ensino e pesquisa, o uso dos recursos naturais não madeireiros, como frutos e medicina da Caatinga. 

Participam do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Negreiros representantes de órgãos governamentais e segmentos da sociedade civil entre esses a Patrulha ambiental Itinerante do Araripe. 
Os integrantes do Conselho Consultivo estão com suas atribuições voltadas a contribuir com efetivo cumprimento dos seus objetivos, como promover o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, a manutenção de banco de germoplasma in situ de espécies florestais nativas, inclusive as características de vegetação da Caatinga, a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, e a recuperação de áreas degradadas.

A Patrulha Ambiental não dispõe de recursos próprios e em ocasiões que precise realizar deslocamentos ou compra de algum material, se dirige aos amigos da iniciativa privada, onde solicita os recursos. Nessa ocasião da viagem da posse, tivemos o apoio das seguintes empresas.
 (segue abaixo).

Fica nossos agradecimentos pela parceria.


Fonte/ Fotos - Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: