O cidadão pernambucano já pode acessar o novo sistema de agendamento para carteira de identidade, desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) e coordenado pela Secretaria de Administração (SAD). Com ele será permitido um melhor controle dos agendamentos por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio do Instituto Tavares Buril (IITB) - órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade.
Segundo a secretária de Administração, Marília Lins, “o novo sistema diminuirá o tempo de espera no agendamento para a execução de serviço presencial. Também estamos contando com a consciência do cidadão, que deve ter o hábito de cancelar seu pedido sempre que não puder comparecer na data marcada”. “A expectativa é de que, a partir de fevereiro de 2019, também esteja disponível o agendamento na versão para smartphones e tablets do aplicativo PE Cidadão”, garante o presidente da ATI, Romero Guimarães.
O diretor do IITB, Pablo Carvalho, salienta que, além da agilidade, o cidadão vai contar com um sistema mais seguro, o qual permitirá ampliar a oferta mensal de RGs de 50 mil para 65 mil. "Ainda no primeiro semestre de 2019, teremos mais um grande reforço. Entrará em funcionamento em Pernambuco o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica, o ABIS, totalmente digital e integrado ao Documento Nacional de Identificação, o DNI. Com isso, teremos capacidade de emitir 100 mil RGs por mês, o dobro da capacidade atual. O documento de identificação é uma das maiores ferramentas de cidadania, e uma determinação do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, é que reduzamos todos os entraves no acesso a esse direito", afirma.
“O Sistema de Agendamento pode ser utilizado por qualquer órgão do Governo que precise agilizar a forma de agendamento de seus serviços”, reforça o Gestor Técnico de Projetos e Atendimento ao Cidadão da SUMOG/SAD, Adelnei Felix, lembrando ainda que o sistema faz parte da Plataforma Digital PE Cidadão, que por sua vez, visa melhorar o relacionamento do Governo com o Cidadão, através de processos participativos, compartilhamento de informações e aumento do número de serviços digitais.
Entre os produtos que integram a plataforma estão: Portal do Cidadão - Portal web onde o cidadão poderá ter acesso a informações referentes aos serviços públicos estaduais; e o Sistema de Gestão do Atendimento Presencial - Implantado nos Expressos Cidadão, que realiza a gestão do fluxo de atendimento por meio de emissão de senhas, controles dos chamados, permitindo extrair indicadores como: tempo médio de espera e tempo médio de atendimento.
Para realizar o agendamento, basta acessar o link: https://pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento
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