ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

POLÊMICA - LOBÃO DIZ QUE NÃO HÁ DEFINIÇÃO SOBRE REAJUSTE DA GASOLINA

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reforçou nesta quarta-feira que não há decisão sobre o pedido da Petrobras por reajuste do preço da gasolina. Um dia depois de dizer que o reajuste estava sendo analisado, o ministro foi evasivo sobre o assunto. Questionado se houve avanços na discussão que ajudaria a estatal, apenas respondeu que “não”, após evento nesta quarta-feira para o lançamento do selo que atesta uso de energia renovável no país.


Ontem, o ministro afirmou que a concessão de aumento do preço do combustível estava sendo analisado pelo governo. A Petrobras, na segunda-feira, em uma teleconferência, destacou a necessidade de aumento do preço do combustível no Brasil para repor as perdas da empresa por importar mais caro do que o preço praticado no Brasil.

Durante o evento, foi lançado o selo criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). As entidades explicam que, com o selo, as geradoras de energia podem usar o certificado nas negociações de contratos de venda de energia, as empresas que usam energia renovável podem portar o selo em seus produtos para agregar valor para os consumidores que desejam comprar itens fabricados de forma sustentável.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que o Brasil é um dos países com maior participação de energias limpas e renováveis em sua matriz energética em todo o mundo, e que o brasileiro precisa estar consciente e orgulhoso disso.

"O Brasil é pais com matriz limpa e renovável e tem de continuar trabalhando a questão da segurança energética, mas fazendo que o brasileiro tenha orgulho disso. A certificação explicita esse caminho para o que é o dia a dia do consumidor", destacou a ministra.

Lobão e Izabella condenaram os críticos da matriz energética brasileira. Eles destacaram que poucos países contam com geração de energia limpa na escala que o Brasil tem. "Criticam nossa matriz energética. Cantam em verso e prosa sobre nossa energia mas não tem matriz renovável e limpa. E muito dificilmente terão. Se Deus é brasileiro e Cristo é ambientalista, logo o Papa Francisco se converte a brasileiro", disse Izabella.

A ministra também elogiou a criação do selo, que avalia que será uma forma clara para o consumidor poder escolher comprar produtos feitos com energia limpa. "O consumidor não sabe normalmente o que consome, mas sabe criticar, e uma das coisas dessa percepção é exigir qualidade, e que a energia renovável é qualidade energética entregue", disse.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: