ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

PERNAMBUCO - SEFAZ CELEBRA 30 ANOS


Nesta terça-feira (21 de setembro,) a Secretaria da Fazenda de Pernambuco celebra 130 anos de fundação. Para marcar a data, a instituição realiza uma solenidade comemorativa, em ambiente virtual, com a participação dos servidores e de diversas autoridades do Estado. Durante o evento, que acontece no auditório do edifício sede, na Rua do Imperador, haverá descerramento de placa, homenagens e apresentação de vídeos, além do lançamento de um livro em alusão aos 130 de história da secretaria.

Fundada no dia 21 de setembro de 1891, a história de 130 anos da Sefaz-PE é a própria narrativa da busca pela cidadania. Por meio de cada liberação de obra, orientação quanto à diretriz governamental de gestores, a Secretaria reafirma por décadas o seu papel, integrando-se às mais diversas forças tarefas em épocas distintas e ajustando-se às mais desafiadoras conjunturas políticas e socioeconômicas.

O governador Paulo Câmara comemora com os fazendários “Para mim é motivo de muita alegria e satisfação poder participar de um momento tão especial da história centenária da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. São 130 anos de uma contribuição inestimável para o nosso Estado”. O governador fala da honra de ter sido secretário da Fazenda, entre 2011 e 2014, ocupando o mesmo cargo de homens públicos de trajetórias exemplares, como os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos.
“Ao longo das últimas décadas, fazendários e fazendárias, das mais diversas gerações, se mantiveram firmes na missão diária de controlar e contabilizar os recursos públicos do nosso povo. Quero aqui parabenizar a todas e todos que integram a Secretaria da Fazenda de Pernambuco”, completa Paulo Câmara.

O secretário da Fazenda, Décio Padilha, sente-se privilegiado em ocupar o cargo de secretário em duas oportunidades. Mas especificamente nesta segunda passagem, tendo a honra de estar à frente da pasta em uma data tão significativa. ”Nós estamos dando continuidade à bela história da SEFAZ-PE. Hoje, executamos um trabalho árduo e digno de honrar a história dos muitos técnicos de reconhecida competência que passaram pela Sefaz-PE. Como exemplo, cito a conquista, calcada pelo trabalho incansável do corpo técnico da Secretaria, para alcançar uma nova capacidade de pagamento. Parabéns Sefaz, pelos seus 130 anos”, comemora o secretário Décio Padilha.

Capag B - Uma passagem de sucesso dentro da História de 130 anos da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. É como pode ser definida a conquista, em maio de 2021, do investment grade Capag B - certificação de capacidade de pagamento da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia. Driblando uma série de dificuldades impostas pela conjuntura do País, a conquista devolve ao Estado a possibilidade de realizar operações de crédito junto às instituições financeiras nacionais e internacionais, refletindo em um forte impulso no desenvolvimento econômico e social, com impacto direto na vida do cidadão.

Em janeiro de 2022, o Estado estará liberado para captar R$ 2,4 bilhões só em operações de crédito. Considerando a aplicação de R$ 1,3 bilhão em recursos próprios, Pernambuco triplica a capacidade de investimento em relação aos três anos anteriores. Mas chegar até aí exigiu muito sacrifício e significou percorrer um caminho tortuoso diante do cenário de retração econômica no país e de algo inesperado: uma pandemia avassaladora.

Comunicação SEFAZ

Nenhum comentário: