ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

"O BEM VIRÁ" - FILME PERNAMBUCANO É SELECIONADO PARA IV MOSTRA SESC DE CINEMA


Após bater o recorde de inscrições com mais de 1.9 mil obras de cineastas de todas as regiões do Brasil, o Sesc anunciou a lista de filmes selecionados para a IV Mostra de Cinema. No total, 31 produções, sendo 8 longas e 23 curtas, serão exibidas na mostra nacional on-line, que será realizada em novembro. As mulheres se destacaram e representam a maioria nesta edição, estando à frente da direção de 20 obras selecionadas.

Uma delas é Uilma Queiroz, nascida em Carnaíba e moradora de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco. Ela foi a única selecionada no estado e terá sua produção – “O bem virá” – na grade da IV Mostra de Cinema, que vai acontecer de forma online em novembro. O filme dela, que é professora, pesquisadora, produtora cultural e realizadora audiovisual, também vai compor a programação do recorte estadual do projeto, que vai acontecer no mesmo mês com exibições presenciais em unidades do Sesc, juntamente com mais 20 obras locais.
“É uma oportunidade de exibir levar para as telas de vários estados brasileiros as desigualdades territoriais. Eu fico muito feliz de saber que alguém vai poder ouvir o que as protagonistas têm a dizer e trazer reflexões”, comenta a produtora. No filme, que tem duração de 79 minutos e classificação etária livre, ela resgata a história da seca no sertão de Pajeú, na década de 1980, a partir da conversa com trezes mulheres que lutaram pelo direito à sobrevivência, em um contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a miséria.

Elas chegaram a Uilma por meio de uma fotografia de 1983 em que elas aparecem grávidas. Desta imagem para a tela, a construção do filme aconteceu em conversa com todas elas, tendo como pauta a vida.

Mostra Sesc de Cinema - firmada como uma importante iniciativa de fomento e valorização da produção audiovisual brasileira, que não encontra espaço nos circuitos comerciais, a Mostra Sesc de Cinema retornou depois de um intervalo em 2020, em função da pandemia da Covid-19. Todas as etapas da edição 2021 do concurso foram estruturadas para ocorrer em ambiente digital – inscrições, curadoria e exibição.

A mostra nacional reunirá uma produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de sete filmes um uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A avaliação das produções ocorreu por meio de comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc.

No total, 338 filmes foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos cineastas vencedores da mostra nacional.

Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: