ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ARARIPINA - AMPARA REALIZA MUTIRÃO EM BENEFÍCIO DOS CÃES DE RUA


Uma ação voltada à higienização dos animais que vivem provisoriamente na ONG - AMPARA - Associação Mantenedora de Proteção aos Animais de Araripina foi realizada nesse domingo (26/09/2021).
As atividades foram coordenadas pelo médico veterinário – o Dr. Adson Marques de Oliveira, auxiliado por estagiárias do curso de veterinária, voluntários(as) da AMPARA, voluntários de outras instituições e mais agentes da Patrulha Ambiental Itinerante que passaram a manhã desse domingo realizando um trabalho super gratificante de banhar e vacinar todos os cães que vivem no local como também de higienizar todo o ambiente que abriga aqueles animais.
As atividades consistiram em lavar todos os cômodos, vacinar, banhar e higienizar mais de 80 cães, fazendo a retirada de carrapatos, limpeza de ferimentos e aplicação de medicamentos e posteriormente alimentá-los.


O abandono de animais no Brasil ocorre de maneira indiscriminada e milhares de cães e gatos são abandonados nas ruas por diversos motivos. Antes de abandoná-los, o homem deveria ter a consciência de que está cometendo um crime. Uma das soluções para diminuir o grande número de abandonos de animais domésticos é a posse responsável, devendo a sociedade evitar esse problema. Infelizmente, os animais são maltratados das maneiras mais perversas, entretanto, com penas mais graves impostas, os referidos delitos iriam diminuir.


Protetores e veterinários ligados à defesa dos animais acreditam que para começar a resolver o problema é preciso fazer o controle da natalidade, (algo que algumas ONGs e pessoas comuns já estão realizando em Araripina) promovendo a castração. O valor médio do procedimento cirúrgico, que consiste na retirada dos testículos no caso de machos e ovário e útero no caso de fêmeas, é de R$ 250,00 a R$ 400,00 e metade desse valor para machos em clínicas particulares de Araripina.
Não há um só dia em que andar pelas ruas de Araripina como de outras cidades do Brasil, não ocasione o encontro de alguém com algum animal. Eles são muitos, centenas. Os pedidos de ajuda e resgate abarrotam as páginas na internet, principalmente daqueles que acompanham grupos de proteção aos animais. Ajudam um, outros três aparecem em caixas de papelão ou jogados na rua. Isso se tornou uma situação tão comum, que passa despercebida pela sociedade e, principalmente, pelo poder público.

Os animais não possuem meios de se defender, não sendo capazes de procurar os seus direitos. A única maneira para que tais crimes sejam evitados, assim, é o empenho da sociedade, que não deve aceitar tamanha barbaridade, impedindo energicamente sua ocorrência e, caso que não seja possível impedir, é imprescindível que se denuncie, pois é inadmissível a inércia da sociedade, assistindo a covardia dos que cometem esses crimes.

A respeito da legislação, foi aprovada a Lei 14.064, Lei "SANSÃO", que agrava a pena contra quem maltratar cães e gatos.
O texto altera a lei de crimes ambientais, que prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa para crimes contra todos os animais. O novo dispositivo prevê prisão de dois a cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda para quem maltratar, ferir, abusar ou mutilar cães e gatos, especificamente. Agora, quem maltratar cães e gatos passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, a novidade do projeto.

A Lei foi batizada de "Lei Sansão", em homenagem a um cão que teve as patas traseiras decepadas no município de Confins, em Minas Gerais. O animal participou da cerimônia dessa terça-feira.
A Patrulha Ambiental em nome dos agentes envolvidos agradece a oportunidade de estar podendo ajudar a esses seres tão amigos dos humanos e em alguns casos tão maltratados por seus tutores...
Lembrando que você pode ajudar estas instituições através de ações como o mutirão, doações de medicamentos, material higiênico (água sanitária, shampoo, desinfetante, detergente, entre outros), contribuições financeiras ou de bens móveis e imóveis que possam ser comercializados e transformados em recursos.
Empresários e pessoas muito ocupados, procurem uma maneira de cooperar. Todas as ONGs ligadas à causa animal ou humana necessita de aporte financeiro, analise a possibilidade de contribuir através de depósito em conta, PIX, transferência e outras maneiras não menos importantes de fazer sua parte.
“O único amigo desinteressado que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona, o único que nunca mostra ingratidão ou traição, é o seu cachorro.”
(George Graham Vest)

Fotos: Patrulha Ambiental
Fotos: AMPARA
Imagem: Google

Nenhum comentário: