ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

ELEIÇÕES 2018 - COLIGAÇÃO PERNAMBUCO VAI MUDAR LANÇA SITE COLABORATIVO SOBRE OS DESMANDOS DO GOVERNO PAULO CÂMARA

 
Diante das insatisfações e problemas enfrentados no Estado, a Coligação Pernambuco Vai Mudar lançou o portal Raio-X (www.raiox.pe) para que a população possa denunciar e mostrar a vida real das pernambucanas e pernambucanos, que é bem diferente da fantasia criada pelo Governo. Trata-se de um canal de diálogo permanente com a população para que os problemas de todo o Estado não fiquem abafados em propagandas eleitorais falsas e para que a realidade seja retratada de forma fiel, com os problemas sendo denunciados diretamente pelos pernambucanos. Quem está perto do problema é que pode retratar melhor a situação.

Segmentado por área, o internauta pode dividir com outros conterrâneos os problemas que vem enfrentando na sua cidade nas áreas de segurança, saúde, educação ou economia. A ideia surgiu como forma de dar voz aos cidadãos que não aguentam mais a onda de insegurança, o alto número de desempregados, as falsas promessas, as obras paradas, os elevados impostos e o despreparo para apresentar soluções para as pernambucanas e pernambucanos.

No layout, além do internauta identificar no mapa do Estado onde está cada problema e seu colaborador, é possível conferir todas as mentiras e falsas promessas do atual governo. Entre os discursos que não saíram do papel estão: a construção de 20 COMPAZ, quatro hospitais no interior, seis UPAEs, implantar bilhete único com tarifa única, o salário dos professores que teria piso de R$ 4 mil e concluir projeto navegabilidade do Rio Capibaribe. São algumas das promessas do gestor atual que só ficaram nos guias eleitorais, entrevistas e jornais de 2014.

“Em julho de 2016, o governador fez o favor de asfaltar a estrada que ligaria a BR-116 ao distrito de Conceição das Crioulas. As obras se iniciaram e três meses depois vimos as máquinas parando de trabalhar, fazendo com que aquele povo perdesse as esperanças, já que o prazo era junho de 2017. Mas só agora, em meio a campanha eleitoral, o governador retornou as obras, mostrando que é mais um político que trabalha de quatro em quatro anos”, disse o eleitor Jeferson, de Salgueiro. A partir de informações como essas, o eleitor poderá ver de perto as reais denúncias do povo e ter um panorama geral do que ocorre em Pernambuco, facilitando o posicionamento na hora do voto.

Além da infraestrutura, os internautas podem opinar e denunciar sobre diversos assuntos, como os mais de 16.400 homicídios cometidos nos últimos três anos e meio, os 2.800 assassinatos deste ano, os 1.600 assaltos à ônibus registrados também somente em 2018 e a média de quase seis estupros por dia.

“A UPAE é uma obra imensa e abandonada, além da falta na saúde, gera outros problemas como deslocamento das pessoas todos os dias para outras cidades para efetuar exames e consultas”, afirmou Dayanne Lima sobre a saúde em Escada. Já a pernambucana Eliana falou sobre “o péssimo atendimento médico em Jaboatão dos Guararapes”.

Para colaborar, basta acessar o endereço www.raiox.pe e responder no item “o que você quer mudar em Pernambuco?”

"VAMOS CONCLUIR AS BARRAGENS QUE O GOVERNO NÃO FEZ", GARANTE ARMANDO
O candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), firmou, na manhã da quinta-feira 13, um compromisso com a população da Zona da Mata Sul: concluir o sistema de contenção de enchentes que o governo do Estado deixou inacabado na região. Em entrevistas a rádios de Catende e Palmares, Armando garantiu que as cinco barragens previstas para minimizar o efeito das chuvas serão finalizadas em benefício da população da Mata Sul.

“Infelizmente, o governo foi omisso e incompetente e não concluiu as barragens, mesmo com os recursos federais enviados. Porque os órgãos de controle apontaram falhas nos projetos e as obras foram paralisadas. Até mesmo na Barragem de Serro Azul, única fisicamente concluída, faltam muitas obras complementares serem entregues", afirmou Armando, que recebeu, em Palmares, onde o reservatório está localizado, um documento com demandas dos moradores da antiga Usina Serro Azul. Entre os pedidos da comunidade, estão a emissão de laudos que possibilitem a desapropriação de residências que ficam em áreas de risco, próximas à barragem, além de um terreno para construção de casas para os habitantes da localidade.

Para evitar tragédias como as de 2010 e 2017, o governo do Estado traçou um sistema de contenção com cinco barragens: Serro Azul, Gatos 2, Igarapeba, Panelas e Barra de Guabiraba. Mas apenas a primeira ficou fisicamente pronta a tempo de evitar mais danos em 2017. Ainda assim, 50 mil pessoas ficaram desalojadas e cinco perderam a vida. “A Mata Sul é o retrato do abandono por um governo omisso e mentiroso. Nós vamos devolver à região o respeito que ela merece e o muito que deu ao Estado", disse Armando, que circulou nos dois municípios acompanhado de seu vice, Fred Ferreira (PSC), e do candidato a senador Mendonça Filho (DEM). Também estiveram no giro o prefeito de Maraial, Marcos Moura, a candidata à Assembleia Legislativa Dona Graça (PR), vereadores e ex-prefeitos.

“Ainda há pessoas morando em áreas de risco. Isso não podemos permitir”, resumiu Armando, que deu entrevistas às rádios Farol, em Catende, e Nova Quilombo, em Palmares. Nas duas cidades, o candidato percorreu as ruas do centro comercial, sendo recepcionado com entusiasmo, mas também ouvindo muitas críticas ao governador Paulo Câmara e às deficiências nas áreas de saúde, segurança, emprego e infraestrutura. "Esse governador teve a chance e não deu certo. É hora de mudar", salientou Armando, que também recebeu elogios às propostas de isenção de IPVA de ciclomotores e motocicletas, o 13° salário para os beneficiários do Programa Bolsa Família e a ampliação do Chapéu de Palha.

"A Mata Sul precisa gerar emprego. Há setores que podem ser estimulados, como a fruticultura, floricultura e a pesca. Mas é necessário um mutirão para recuperar estradas, como a PE-120, e, assim, atrair investimentos. Para isso, temos que capacitar os jovens e gerar renda para mover a economia", propôs Armando.

ARMANDO OUVE DEMANDAS DE ARTISTAS E DEFENDE VALORIZAÇÃO DA CULTURA PERNAMBUCANA
Respeito ao artista e valorização da cultura pernambucana. Essas duas premissas foram defendidas na tarde da quarta-feira 12 pelo candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), em encontro com representantes da música do Estado no seu comitê, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A reunião serviu como o início do diálogo que Armando busca instituir com o setor de forma a reforçar a identidade cultural plural do povo pernambucano e, com isso, fortalecer a economia criativa.

Estiveram presentes artistas como Alcymar Monteiro, Cristina Amaral, Marcelo Melo (Quinteto Violado), Nena Queiroga, André Rio, Irah Caldeira, Sérgio Andrade (Banda de Pau e Corda), Nádia Maia, Marrom Brasileiro, Rogério Andrade, Luciano Magno, Nonô Germano e Ed Carlos, além de produtores como Afonso Oliveira e Rogério Robalinho. Os candidatos ao Senado, Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB) e a vice-governador, Fred Ferreira (PSC), também participaram do encontro.

Críticas à gestão do setor cultural na esfera estadual foram numerosas. "Esse governador propôs a extinção da Secretaria de Cultura. Uma pessoa que trata os artistas como ele trata não tem sensibilidade", afirmou Alcymar Monteiro, que declarou apoio a Armando. Em nome do Coletivo Pernambuco, o cantor André Rio questionou o candidato sobre a nomeação dos gestores culturais no seu futuro governo. Armando respondeu que o "diálogo com os artistas é essencial, pois o perfil de um gestor na área da cultura deve ter interação com a categoria e sensibilidade para entender as demandas. A cultura pernambucana se expressa pela sua pluralidade".

Os artistas apresentaram a Armando uma pauta com cinco demandas, voltadas para a valorização da cultura local e ainda para a desburocratização da contratação de apresentações, além do pagamento dos cachês com mais celeridade. “Eu fico indignado com a maneira que somos tratados. Temos orgulho do nosso frevo, do nosso forró, do nosso maracatu. Mas esse governo não valoriza o que temos de melhor”, afirmou o cantor e compositor Marrom Brasileiro. “A economia criativa gera muitos empregos. Ainda mais no caso de Pernambuco, onde temos essa identidade cultural forte e plural. Qualquer gestor tem que estabelecer um diálogo com os artistas”, afirmou Armando.

Da ASCOM

Nenhum comentário: