ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

APLICATIVO - WHATSAPP SE TORNA ALIADO DE OPERADORAS DE TELEFONIA

Quando o Whatsapp foi lançado, em 2009, e passou a permitir trocas de mensagens instantâneas em larga escala pelo preço único da taxa de uso da rede 3G de cada operadora (ou, em alguns casos, sem pagar custo adicional, recorrendo a uma conexão wifi), a reação negativa das empresas de telefonia foi avassaladora. Temerosas de perder faturamento, elas se opuseram fortemente ao uso do aplicativo – principalmente quando o recurso passou a oferecer uma opção de realizar chamadas –, mas não teve jeito.

A ferramenta de mensagens online é o aplicativo de celular mais popular do mundo e está presente no celular de 93% dos brasileiros, afirma o Ibope. Por isso, operadoras de telefonia precisaram engolir seco e abarcar também, em seus planos, o desejo das pessoas de usar a telinha para postar fotos, curtir postagens, compartilhar vídeos, ouvir músicas por streaming, dar ‘retweets’ e tantas outras funcionalidades das redes sociais.

“Renovamos o portfólio de planos e resolvemos apostar massivamente em dados. Quem tinha um plano com 8 Gb de internet, por exemplo, agora tem 15 Gb. O ganho mínimo do usuário foi de 2 Gb por mês”, revela o diretor comercial da Vivo no Nordeste, Renato Pontual.

A concorrente Claro também adotou estratégias semelhantes e decidiu disponibilizar planos de telefonia em que o acesso a redes sociais como o Instagram, o Twitter e o Facebook não utilizassem dados da franquia, mas fosse ilimitado. “Entendemos as necessidades dos nossos usuários e acreditamos que é uma forma de trazê-los para mais perto de nós, mostrando que estamos dispostos a oferecer o que eles desejam”, confirma o diretor da Claro no Nordeste, André Peixoto.

A qualidade das conexões, entretanto, ainda preocupa. Usuária de um plano de telefonia que promete internet ilimitada para usar durante todo o mês, a administradora Karina Soares, 48, afirma que a franquia de dados disponível costuma chegar, no máximo, até o quinto dia do mês.

“Depois, a velocidade se reduz muito e eu fico sem conseguir acessar várias ferramentas. Para melhorar a conexão, só pagando um valor extra”, revela Karina. Ainda de acordo com ela, só é possível acessar com tranquilidade as redes sociais, que não são descontadas do pacote de dados.

Para o diretor de Vendas Consumer da TIM Nordeste, Daniel Moreira, entretanto, o serviço de internet móvel apresentado pelas companhias de telefonia é, no geral, satisfatório, e tem melhorado ao longo dos anos. “O importante é deixar claro que não depende só da operadora, mas de toda uma rede estrutural presente nos municípios”, relata.

Do JC OnLine

Um comentário:

Unknown disse...

Oi sou a Fernanda daqui do distinto do morais me mandar o número do Whatsapp do rota 9 zero 3 na na roda policial