ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RECIFE - ARARIPINA PARTICIPOU DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DA JUVENTUDE


O Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Araripina, Marcos Siqueira Alencar, à direita na foto acima, participou no período de 04 a 06/11/11, da II Conferência Estadual de Juventude que aconteceu em Recife, no Centro de Convenções. O encontro estadual sistematizou as principais propostas que serão levadas para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília. O encontro também serviu para eleger os 60 delegados que participarão da etapa nacional defendendo as idéias dos jovens de Pernambuco.

Destaque para a forte representação do interior, que aumenta cada vez mais a sua participação na defesa das políticas para os jovens. Nas Conferências Regionais as propostas elaboradas nos municípios foram consolidadas, deixando claro o que cada uma das quatro regiões do Estado (Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife) entende sobre política pública para a juventude. No Sertão apenas os Municípios de Ouricuri e Bodocó realizaram conferencias municipais, ficando os demais sem propostas para as próximas etapas, Regional e Estadual.

O Município de Araripina, que mesmo sem realizar conferência, assegurou a sua participação na etapa Regional graças ao empenho do vice-prefeito Alexandre Arraes, que praticamente em ultimo prazo conseguiu viabilizar a ida de Marcos Siqueira para o encontro da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, no município de Salgueiro, ocorrido nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Vale salientar que a Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude não esboçou nenhum interesse em promover a Conferência Municipal. Aliás, política pública para juventude não se discute em Araripina por falta de interesse do Executivo e seus agentes políticos.

Das 27 propostas da I Conferência Regional, 4 foram apresentadas pelo Conselho de Araripina, assegurando assim vaga direto para a Conferência Nacional, sem precisar passar pelo processo de votação na etapa estadual. Sensibilizado com a falta de espaços para a participação ativa da juventude, o Vice-prefeito, Alexandre Arraes, PSB, em parceria com a Secretária da Criança e da Juventude do Estado, Raquel Lira, solicitou que se fizessem presentes ao município uma equipe do estado para avaliar e apurar algumas solicitações feitas pela presidência do Conselho Municipal de Juventude de Araripina.

Com informações do Conselho Municipal de Juventude/Blo do Martinho Filho.

Nenhum comentário: