ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

LAGOA GRANDE - 7ª VINHUVA FEST TERÁ NOVIDADES ESTE ANO


O 1º Seminário sobre Agroindústria Familiar no Turismo será uma das novidades na 7ª edição da Feira da Uva e do Vinho (Vinhuvafest 2011), que acontecerá de 06 a 09 de outubro em Lagoa Grande (PE), no sertão do São Francisco.

O seminário será realizado em dois dias – 07 e 08 de outubro – a partir das 16h, no auditório do pátio de feira montado do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, local oficial da Vinhuva Fest.

A proposta é mostrar para os agricultores familiares da região como eles podem agregar valor à produção agrícola, diversificando as atividades, utilizando a criatividade e tendo como consequência a elevação da renda e a melhoria da qualidade de vida. “Vamos trazer exemplos de sucesso deste modelo que um dos principais geradores de renda na região da Serra Gaúcha.

No Vale dos Vinhedos, cidades como Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, têm com umas das fontes da economia local a integração da produção vinícola com as visitações de turistas as áreas produtoras e seus parques produtores e industriais, entre outras atrações”, conta o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho.

Conforme Nivaldo, são propriedades de pouco hectares, que são parceiras das grandes vinícolas da região e que recebem os turistas como muita alegria e satisfação. Roteiros como o Caminhos de Pedra e o Vale das Antas, sãos os mais visitados e serão apresentados no Seminário que integram as empresas Casa da Ovelha; Casa do Tomate e a Casa Possomai, todas localizadas na região de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, considerado o berço da chegada italiana ao Brasil.

“Esta alternativa econômica representa 30% da receita do empreendimento”, revela o presidente da Assitur e coordenador geral da Vinhuvafest, Nivaldo Carvalho. Nivaldo irá mediar o seminário junto com o enólogo Jovino Nolasco, da Enoturismo Brasil, bastante conhecedor da junção produção vinícola e enoturismo rural no Sul do país.

Igualmente animado com as perspectivas do evento está o presidente da Vinhuvafest, Jorge Garziera. Ele assinala que a realização do seminário visa a promover um novo cenário para o polo vitivinícola da região. “É uma alternativa viável.

Temos em Lagoa Grande três importantes cadeias produtivas, a do vinho e da uva, a do tomate e a caprinovinocultura, que unidas podem colocar em prática esta diversificação da produção e com foco no turismo rural que pensamos em viabilizar desde a criação do polo e da Feira do Vinho e da Uva”, assegura.

Fonte - Blog do Carlos Britto

Nenhum comentário: