ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SANTA CRUZ DA VENERADA - SECRETÁRIO ANUNCIA INVESTIMENTOS DE R$ 6,5 MILHÕES PARA A CAPRINOVINOCULTURA DO SERTÃO


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, visitou, na última sexta-feira (09), juntamente com a prefeita de Santa Cruz, Eliana Soares, a 8ª Feira de Caprinos e Ovinos daquele município do sertão do São Francisco, e anunciou novidades.

Na ocasião, o secretário realizou, sob orientação do veterinário do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Paulo Nogueira, procedimentos de inseminação artificial em uma unidade móvel demonstrativa.

Ranilsom Ramos ratificou o lançamento, em outubro, do um programa de incentivo à cadeia produtiva da caprinovinocultura. As novas ações serão direcionadas à melhoria genética do rebanho pernambucano, o que trará ganhos significativos de produtividade na produção de carne e leite.

O programa está dividido em duas linhas de atuação. Inicialmente, unidades móveis de inseminação artificial irão capacitar os produtores a realizarem procedimentos padrão da técnica.

Entre 2012 e 2013, o governo do estado entregará aos produtores 6,4 mil caprinos e ovinos. A ação beneficiará 200 associações de pequenos pecuaristas que ficarão com os animais durante dois anos, devolvendo-os após este prazo.

Cada entidade receberá 30 matrizes e dois reprodutores das raças santa inês, bôer, dopper e anglo-nubiana. O investimento previsto é de R$ 6,5 milhões e Santa Cruz será o primeiro a receber a assistência do do estado.

Ranilson anunciou, ainda, que vai duplicar o número de hectares cultivados com algodão na região. Segundo ele, a produção local tem se mostrado de excelente qualidade, com firmeza da fibra e limpeza da pluma, o que coloca o Sertão como fonte de matéria-prima para a indústria têxtil que começa a despontar no Complexo Industrial e Portuário de Suape.

Fonte - Blog do Carlos Brito

Nenhum comentário: