ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

SAÚDE PÚBLICA - ZIKA VÍRUS SE TORNA O TEMA MAIS BUSCADO NO GOOGLE DOS EUA

Poucos dias após uma pessoa ser diagnosticada com Zika vírus nos Estados Unidos (EUA), o tema se tornou um dos mais pesquisados pelo norte-americanos no Google. Numa escala de interesse da população - que varia de 0 a 100 -, o site de pesquisas registrou o topo nessa quinta-feira (28). Entre as perguntas feitas no Google sobre o tema estão: ‘O que é o vírus de Zika?’, 'Onde está o vírus Zika?’, ‘Zika vírus é contagioso?’, 'Quanto tempo o vírus Zika permanece no seu sistema?’, 'Como o vírus Zika se espalha?’.

No top 5 dos estados norte-americanos que mais fizeram buscas sobre o assunto estão: Arcansas, Washington DC, Nova Iorque, Virgínia e Minnesota. Ainda de acordo com os dados oferecidos pelo site de pesquisas, os países mais interessados na infecção são Venezuela, Colombia, República Dominicana, Chile e Holanda.


Apesar de causar um salto nas buscas, este não foi o primeiro caso da doença no país - o que aconteceu em 2007. Nos últimos nove anos, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) já registrou 22 casos da doença entre pessoas que foram infectadas fora do território norte-americano e voltaram ao país já doentes.

Surtos de zika vírus já foram registrados na África, no sudeste da Ásia e nas ilhas do Pacífico, além de relatados em diversos países das Américas. No Brasil a doença ganhou notoriedade por causa da relação entre o vírus e casos de bebês que nascem com microcefalia. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a febre chikungunya. O zika é geralmente uma doença amena cujos sintomas são febre, coceira e dores nas juntas.

Do NE10

Nenhum comentário: