ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 30 de julho de 2020

EDUCAÇÃO - IF SERTÃO-PE EMITE NOTA OFICIAL SOBRE O RETORNO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS EM MODO REMOTO


Alinhado às orientações das autoridades sanitárias e respaldado pelas avaliações do Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19, o IF Sertão-PE manterá a suspensão das aulas e demais atividades presenciais em suas dependências até que haja total segurança para estudantes, servidores e colaboradores. Até o momento, não exite nenhum modo 100% eficaz e cientificamente comprovado de imunização contra o Novo Coronavírus, restando o distanciamento social e as já disseminadas medidas de higiene pessoal, como o uso de máscaras e do álcool 70% em gel, como únicas alternativas até aqui para a diminuição dos índices de contaminação.

Mesmo com a necessidade de manutenção do distanciamento social, parte das atividades de pesquisa e extensão foram mantidas, algumas das quais voltadas para ações solidárias, e editais específicos de pesquisa e inovação com ênfase no combate à pandemia foram publicados. Embora ainda não haja uma data prevista para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, todas as providências estão sendo tomadas, com o planejamento prévio de ações, precauções e medidas sanitárias, para que esse futuro retorno ocorra com a segurança e a garantia do bem-estar da comunidade acadêmica, já que será necessária a implantação dos protocolos de biossegurança que estão sendo elaborados em conformidade com as orientações das autoridades sanitárias e do Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19 do IF Sertão-PE.

Nesse cenário, para reduzir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 nos processos de ensino e aprendizagem relativos aos estudantes de todos os campi e de todos os níveis de ensino do IF Sertão-PE durante esse período de afastamento social, impõe-se a alternativa da retomada de parte das atividades escolares com os conteúdos teóricos a serem ministrados por meio virtual, com a supervisão e o monitoramento dos profissionais de ensino da Instituição.

Essa iniciativa, além de retomar as atividades, tem por objetivo iniciar o preparo gradual do corpo discente para um retorno que, se espera, não seja tão distante, mas que antes de tudo seja seguro para toda a comunidade do IF Sertão-PE. Ainda não é possível fazer projeções de data para o retorno das atividades presenciais, tendo em vista o alto índice de contaminação da Covid-19 em todo o país, mas, diante da expectativa do surgimento de uma vacina eficaz até o próximo ano e com a necessidade de condicionamento do seu corpo discente para um futuro sem a pandemia, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano convoca os seus alunos e alunas para o reinício das atividades escolares remotamente.

Nos últimos meses, reuniões, exposições e discussões ocorreram entre gestores, professores e demais profissionais de educação responsáveis pela organização dos componentes curriculares e de conteúdos letivos, contando com a participação dos profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação do IF Sertão-PE para conduzir a imersão e o aprimoramento do corpo docente nos ambientes virtuais, de modo a propiciar a melhor experiência possível de aprendizagem em modo remoto aos alunos da Instituição. Cursos e capacitações estão sendo constantemente disponibilizados aos professores de modo a permitir que possam replicar os conhecimentos da maneira mais abrangente e eficiente possível, ressalvadas as condições atuais de pandemia.

Nesse processo, os estudantes, pais e responsáveis obviamente também foram ouvidos e tendo por base levantamentos feitos por meio de pesquisas socioeconômicas que identificaram dificuldades de acesso à internet e aos computadores por uma parte significativa do corpo discente da Instituição, o IF Sertão-PE está consolidando editais locais para a concessão de auxílio aos estudantes de baixa renda, no sentido de possibilitar o acesso desses estudantes aos meios digitais necessários para a participação nas aulas on-line, de modo a garantir que nenhum aluno ou aluna seja prejudicado em virtude da dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos. Desde a etapa de planejamento das atividades a serem realizadas remotamente, foram implementados programas de capacitação de professores e alunos no âmbito das tecnologias educativas em modo remoto que continuam em andamento por iniciativas dos diversos campi e Reitoria da Instituição.

Dessa forma, todos que fazem parte do IF Sertão-PE buscam possibilitar aos estudantes da Instituição as condições necessárias ao cumprimento do aprendizado dos conteúdos a serem ministrados por meio remoto, ao passo que celebram a retomada, ainda que parcial, das atividades acadêmicas. Assim é que, no próximo dia 10 de agosto, os campi Petrolina Zona Rural e Serra Talhada reiniciarão as aulas de modo remoto, enquanto que os campi Petrolina, Floresta, Salgueiro, Ouricuri e Santa Maria da Boa Vista voltam às aulas, também de modo remoto, no dia 17 de agosto. Todas as informações complementares relativas a esse retorno, bem como as orientações necessárias ao corpo discente, serão amplamente divulgadas através dos canais oficiais de comunicação institucional.

Da ASCOM

Nenhum comentário: