ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 28 de julho de 2020

OURICURI - MORRE AOS 79 ANOS O MESTRE APRÍGIO, PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO

Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, perdeu nesta segunda-feira (27) um grande representante na área cultural. Faleceu, aos 79 anos, o artesão José Aprígio Lopes. Ele estava internado no Hospital Regional Fernando Bezerra há sete dias. Até então, não se sabe a causa da morte. Mestre Aprígio, como era carinhosamente conhecido na cidade, no estado, e no Brasil, fez do couro sua arte, desenvolvendo chapéus para artistas da música como Luiz Gonzaga, Gonzaguinha e Alcymar Monteiro. Exames são aguardados para a confirmação da causa do óbito. 

Recentemente, recebeu do governo estadual o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco no dia 16 de agosto de 2019. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lamentou a morte do artesão: "O convívio com os vaqueiros desde a infância, no Sertão pernambucano, e seu grande talento para o artesanato, fizeram do Mestre Aprígio um dos maiores artistas brasileiros no trabalho com o couro. Autor de lindas peças, seus chapéus, gibões e sandálias vestiram nomes como Luiz Gonzaga, Gonzaguinha e Dominguinhos, entre tantos outros. Eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2019, seu legado permanecerá como uma referência indelével no cenário artístico e cultural do nosso Estado. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos neste momento de dor", lastimou.

A Secult/Fundarpe também divulgaram uma nota de pesar: "Ele ficou famoso pelo trabalho como artesão em couro, que encantou gente como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Escolhido em 2019 pelo Governo de Pernambuco como Patrimônio Vivo do Estado, Mestre Aprígio possuía um ateliê em Ouricuri, no Sertão do Araripe, terra que escolheu para desenvolver seu trabalho. Chapéus de couro, jibões, perneiras, sandálias e bolsas eram sua especialidade, com destaque para a indumentária do vaqueiro. Aos familiares, amigos e admiradores, deixamos a nossas condolências e nossos mais sinceros pêsames."

Fonte - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: