ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 14 de novembro de 2017

RECIFE - ESTUDANTES DE ARARIPINA APRESENTAM EM FEIRA TRABALHO SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA ALTERNATIVA


A produção de energia elétrica a partir da manipueira pode ser uma fonte alternativa no momento em que se procura novas fontes para atender à população da cidade e do campo. A ideia foi apresentada por dois alunos de uma escola da rede estadual de ensino de Araripina, no Sertão de Pernambuco, durante a 23º Ciência Jovem, Feira Internacional de Ciências, que terminou sábado (11.11), no Paço Alfândega, no Recife.

Orientados pelo professor Antonio Sousa, o trabalho dos estudantes Arão Silva e Patrício Sousa, da Escola de Referência de Ensino Médio Padre Luiz Gonzaga, em Araripina, estavam entre as mais de 300 experiências presentes na feira, que reuniu trabalhos do Brasil e do exterior. O evento no Recife durou 3 dias.
A manipueira é o líquido resultado da mandioca prensada, durante o processo de fabricação da farinha. Através do processamento da biodigestão do produto, os estudantes conseguiram obter uma pequena quantidade de gás metano, que foi utilizado para abastecer um sistema de energia termelétrica e gerar eletricidade. “A gente utiliza o gás metano para aquecer uma caldeira, que vai produzir vapor para abastecer uma turbina e consequentemente gerando energia elétrica”, explica o estudante Antônio Sousa.

Fonte - Blog do Martinho Filho

Nenhum comentário: