ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 28 de novembro de 2017

ALEPE - EMPRESÁRIO VALDEIR BATISTA RECEBE NESTA QUARTA-FEIRA (29) A MEDALHA LEÃO DO NORTE CLASSE OURO POR MÉRITO ADMINISTRATIVO NA VIDA PÚBLICA


Art. 1º Fica concedida a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire, ao empresário Valdeir de Andrade Batista, de acordo com o inciso IV, § 1º, do art. 278, da Resolução nº 905/2008 - Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A sessão solene de entrega da medalha será na próxima quarta-feira (29) a partir das 19hs na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Esta honraria foi indicação da deputada estadual Roberta Arraes (PSB).

Este Projeto de Resolução objetiva agraciar com a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire, o empresário Valdeir de Andrade Batista, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Araripina, por se destacar no cenário da administração pública e assistência social pernambucana ao longo de sua vida pública e profissional, com relevante dedicação, compromisso, zelo com a coisa pública e incansável luta em benefício da população, principalmente do Sertão do Araripe. 

Valdeir Batista nasceu na cidade pernambucana de Ipubi, em 10 de outubro de 1936, mas foi criado no município de Araripina. Ainda adolescente, demonstrou coragem e inconformação com o acaso ao deixar o conforto do lar à procura de oportunidades que dificilmente uma pequena cidade do sertão pernambucano poderia oferecer nos anos 60. Então foi parar na cidade grande, a cidade maravilhosa! 

Uma vez no Rio de Janeiro, conseguiu sobreviver e estudar, apesar de todas as dificuldades vivenciadas por imigrantes nordestinos, como discriminação, falta de dinheiro, e saudade da sofrida e querida terrinha. Ao retornar a Pernambuco, terminou os estudos, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Caruaru e conseguiu um bom emprego e estabilidade financeira. Venceu como imigrante nordestino! 

Voltou a Araripina pelo desejo de utilizar sua capacidade a serviço de uma região carente de profissionais qualificados, de educação, e acima de tudo, de água. Recebeu proposta de trabalho do então Banco do Estado de Pernambuco (BANDEPE), chegou ao cargo máximo da agência, e outra vez obteve a estabilidade e o conforto de um emprego seguro, começando sua trajetória na administração pública. Tomado pelos mesmos princípios que o fizeram deixar Araripina, deixou o emprego estável para lançar voos mais altos. E então, começou uma pequena tecelagem, que hoje emprega mais de 500 pessoas no setor têxtil. Mesmo com todas as adversidades que um empresário brasileiro está sujeito, ajudou a gerar desenvolvimento econômico em Araripina, consequentemente beneficiando o Estado de Pernambuco, gerando tributos e impostos, bem como provendo empregos diretos e indiretos. Também promovendo a cultura e entretenimento para o povo, através da rádio Arari FM, que faz parte do seu grupo empresarial. Valdeir venceu também como empresário e condutor de benefícios sociais à população na geração de emprego e renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias que dependem direta e indiretamente de seus empreendimentos. 

Mais uma vez, invadido pela vontade de mudar o destino do povo pernambucano, desta vez no campo da Administração Pública, usou de sua força, experiência e reputação a serviço de causas ainda mais nobres, como o bem-estar do povo do Sertão do Araripe. Dentre várias, uma de suas bandeiras era trazer água aos milhares de sertanejos que sofrem na pele com os efeitos da estiagem, sabendo, o próprio Valdeir, o que é conviver com a falta d’água. Durante este desafio, foi por duas vezes Deputado Estadual nesta Casa Joaquim Nabuco, com mandatos de 1991 a 1998. Depois, para exercer seu papel de administrador público mais perto do povo, foi Prefeito do Município de Araripina, nos anos de 2005 a 2008. Com seu empenho e seriedade na causa pública, alcançou representatividade local, estadual e regional. Triunfou ao trazer a tão necessitada água ao sertão do Araripe, através da Adutora do Oeste. É aclamado pelo povo. Venceu também como 

político e gestor público. 

Valdeir ensinou aos quatro filhos e netos o valor da dignidade e humildade. Pregou o bem não apenas por palavras, mas por atos durante toda uma vida. Não negou ajuda nem aqueles que, por fraqueza ou ignorância, o ofenderam. Semeou sempre o amor sem cobrança, à união e a importância da estrutura familiar. Hoje colhe o respeito e o amor incondicional. Venceu também como Pai. 

É só olhar para trás e ver que as marcas que deixou são eternas. Seu legado é exemplo do administrador público e empresário que estimulam o cidadão a sonhar, planejar, agir e realizar. Valdeir de Andrade Batista venceu na vida. 

DA REDAÇÃO 

Com informações da ALEPE

Um comentário:

Unknown disse...

Tenho grande admiração por Valdeir Batista, um homem de palavra, um cidadão exemplar. Um empresário humilde de coração generoso. Me ajudou no meu início de carreira patrocinando 100% o meu primeiro disco em vinil, o LP gravado em 1989 em Recife-PE. Também ajudou a outros artistas de Araripina em apoios culturais.
Um abraço amigo Valdeir. Que Deus lhe dê muita saúde!

Cacá Lopes
23/novembro/2021