Com o tema “As humanidades nas artes: seus diálogos e intercâmbios”, a I Semana de Humanidades terá minicursos, oficinas, mesas redondas, exibição de filmes e apresentações culturais, os quais trarão discussões críticas e reflexivas sobre as artes com os pontos de vistas histórico, geográfico, filosófico, sociológico, político e cultural, debatendo temas como Sertão e política, militarismo, juventudes, cidades sertanejas, convivência com o semiárido, o uso da fotografia como registro humano e espacial e a importância da obra de Patativa do Assaré para cultura popular.
A ideia de promover a Semana de Humanidades surgiu do desejo e da inquietação dos professores da área das Ciências Humanas do Campus Ouricuri em debater com a comunidade escolar, de maneira mais ampliada, temas relacionados ao Brasil e ao Sertão, em especial, como corrupção, justiça e liberdade de expressão. “Para tanto, nada melhor do que aliar esse debate às artes, tão perseguida nos dias atuais e tão necessária ao povo brasileiro”, contou o docente da disciplina de Sociologia e presidente da comissão organizadora, Juliano Varela.
O professor Juliano Varela também esmiuçou como será o evento: “Vamos trabalhar exatamente a relação das ciências humanas com as artes. De que maneira nós podemos dialogar? De que maneira podemos promover intercâmbio entre as duas áreas? E como é importante ter as artes refletindo sobre as questões relativas ao ser humano em sociedade. Então, estamos pensando em discutir uma arte crítica, reflexiva e que expresse as questões da ordem do dia da humanidade em geral e, sobretudo, do Brasil e do Sertão”, declarou.
O docente também ponderou sobre a importância da Semana de Humanidades para o campus Ouricuri e para região que a Instituição está instalada. “É importante para nossa Instituição que tem como base fundamental o ensino técnico e tecnológico, mas, como costumo dizer, atrás de uma máquina e atrás de uma técnica, existe sempre um ser humano que mantém relações sociais dentro de sua realidade. Então, a Semana de Humanidades possibilita ampliar um debate que já existe na sala de aula no âmbito do ensino e através de uma atividade de extensão, nós estendermos a discussão para outras Instituições, para outras áreas do conhecimento e para as comunidades de Ouricuri e da região do Araripe Pernambucano”, disse.
IV Semana de Consciência Negra
A IV Semana de Consciência Negra do campus Ouricuri terá como tema “Ser negro no Brasil: um debate sobre religião, história e identidade”. O evento será realizado conjuntamente com a I Semana de Humanidades e constará de uma mesa-redonda sobre os desafios da convivência religiosa no Brasil, com representantes do candomblé, catolicismo e espiritismo; de uma exposição sobre a questão racial e religião no Brasil; e de um minicurso sobre as heranças africanas na sociedade brasileira.
A professora da disciplina de História e presidente da comissão organizadora da semana, Aline de Biase, contou o objetivo do evento. “O intuito da IV Semana de Consciência Negra do campus Ouricuri é de ser um espaço de discussão sobre a história da população afro-brasileira, que integra 53% da população do Brasil, sua identidade e os desafios da sua inclusão na sociedade brasileira atual”, falou.
Por fim, a I Semana de Humanidades e a IV Semana de Consciência Negra têm a parceria da UNIVASF (Artes Visuais), do SESC (Bodocó e Petrolina), da Prefeitura de Ouricuri, do Coletivo Passarinho, do Espaço Cultural Umbu Bom, do Grupo Teatral Artimanha e do Memorial Patativa do Assaré.
Outras informações no site www.ifsertao-pe.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário