ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

TURISMO ESPACIAL - EMPRESA DOS ESTADOS UNIDOS OFERECE VIAGEM EM BALÃO A 30 Km DE ALTITUDE

Apostando na atratividade do turismo espacial nos Estados Unidos, uma empresa propõe transportar passageiros em um balão inflado com hélio a 30 km de altitude para admirar a curvatura da Terra e a escuridão do espaço.

Uma nova empresa com base no Arizona (sudoeste), World View Entreprise, oferece por 75.000 dólares uma passagem para uma subida suave em um cesto pressurizado e espaçoso, com capacidade para oito pessoas.

Os passageiros poderão permanecer por duas horas nesta altitude, antes que a cápsula seja separada do balão e volte à Terra freada por um paraquedas que a fará planar antes de pousar suavemente no solo.

"Os passageiros estarão entre o pequeno número de pessoas que verão a curvatura terrestre e terão uma vista surpreendente do planeta, da escuridão do espaço, da luminosidade das estrelas e do véu final da atmosfera que envolve a Terra", promete a World View em um comunicado, no qual prevê iniciar seus voos em três anos.

"Ver a Terra suspensa no vazio do espaço... certamente fará nossos clientes viverem uma experiência de tal natureza que mudará sua existência", considerou Jane Poynter, presidente da World View e cofundadora da Paragon Space Development, que mobilizou os investidores para criar esta nova sociedade.

A autoridade americana de aviação civil, a Federal Aviation Administration, decidiu considerar a cápsula World View como um veículo espacial, indicou uma carta da agência publicada na terça-feira pela empresa.

Tecnicamente, o espaço começa a partir dos 100 km, uma altitude a partir da qual um voo aerodinâmico não é possível, levando-se em conta a ausência de atmosfera.

A Virgin Galactic, criada pelo milionário britânico Richard Branson, prevê transportar passageiros para voos a esta altitude suborbital em 2014.

A sociedade empregará um avião foguete chamado SpaceShipTwo, que será capaz de alcançar a fronteira do vazio espacial, permitindo aos passageiros permanecer em meio à ausência de gravidade por alguns minutos.

A Virgin Galactic já vendeu cerca de 650 passagens, cujo preço unitário é de entre 200.000 e 250.000 dólares.

Fonte: AFP

LEIA MAIS

Nenhum comentário: