ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PERNAMBUCO - PT DECIDE ENTREGAR CARGOS QUE OCUPA NO GOVERNO

Após várias horas de reunião neste domingo, o Diretório Estadual do PT em Pernambuco decidiu entregar os cargos que o partido ocupa atualmente nas administrações do Governo de Pernambuco e nas prefeituras do Recife e de Paulista. No caso dos demais municípios, a orientação é que os diretórios municipais comuniquem os casos, que serão analisados individualmente pela direção executiva estadual do partido.


Segundo o deputado federal Pedro Eugênio, presidente do PT em Pernambuco, será solicitada uma audiência com o governador Eduardo Campos ainda nesta segunda-feira para comunicar a decisão. O parlamentar explicou que o rompimento tem relação direta com o distanciamento político entre o PT e o governador Eduardo Campos – pré-candidato à Presidência da República e que atualmente vem tecendo críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff.

Ainda de acordo com Pedro Eugênio, a decisão de entregar os cargos deve ser seguida por todos; quem não obedecer poderá ser expulso do partido. Já o posicionamento do PT na Assembléia Legislativa, segundo o deputado federal, será de independência, votando os projetos que forem benéficos para a sociedade, disse o deputado.

Mais cedo, o grupo liderado pela deputada estadual Teresa Leitão, do qual também faz parte o ex-prefeito do Recife João da Costa, abandonou a reunião do diretório, alegando não haver espaço para um debate aprofundado sobre os rumos da legenda. A reunião de hoje deveria discutir, além da entrega dos cargos, o processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores (PED). Teresa Leitão deve concorrer com Bruno Ribeiro pelo comando da legenda em Pernambuco.

Leia na íntegra a a nota divulgada pelo PT de Pernambuco no final da tarde deste domingo:

O Diretório Regional do PT-PE, em reunião extraordinária realizada no dia 20.10.13, adotou as seguintes DECISÕES :

1 - a imediata saída dos nossos militantes e dirigentes dos cargos ocupados, a qualquer título, no Governo Estadual e nas prefeituras, nas quais candidatos do PSB disputaram com os do PT, como Recife e Paulista. A medida é fundamental para garantir a autonomia e a liberdade de ação do PT na conjuntura estadual;

2 - nos demais municípios, onde as eleições foram disputadas em alianças com o PSB, delegamos aos nossos dirigentes locais a tarefa de decidir, em primeira instância, como nos comportaremos, tendo como norte o compromisso com a reeleição da presidenta Dilma e com o palanque estadual a ser construído pelo PT, mantendo-se a Executiva Estadual informada das referidas decisões, cabendo à esta convocar o Diretório Regional caso seja necessário;

3 - defender o legado dos governos do PT e seus aliados no Brasil e iniciar imediatamente as movimentações em todo o Estado nesse sentido;

4 - por fim, ampliar o fortalecimento do PT no nosso Estado e a definição de uma tática eleitoral que una o partido visando a eleição estadual de 2014, tendo como compromissos estratégicos a reeleição da presidenta Dilma e a construção de alternativa, inclusive própria, para o Governo pernambucano, sintonizado com as novas demandas da sociedade.

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: