ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 12 de outubro de 2013

REAJUSTES - GREVE DOS BANCÁRIOS CHEGA AO FIM APÓS 23 DIAS

Após 23 dias de paralisação, os bancários do Estado de Pernambuco aprovaram a nova proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta sexta-feira (11) e segue a orientação do Comando Nacional de Greve. O acordo prevê índice de reajuste de 6% para 8% (aumento real de 1,82%) sobre os salários e as demais verbas e para 8,5% no piso (ganho real de 2,29%).

O acordo entre a categoria e o patronado, porém, não aconteceu de forma pacífica. Segundo a assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, foram mais de 16 horas de tensas negociações entre a Fenaban e o comando nacional dos bancários. As negociações tiveram início no início da noite desta quinta (10) e só foram encerradas na madrugada desta sexta (11). Na próxima segunda (14), as atividades bancárias já estarão normalizadas. 

A nova proposta da Fenaban inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50 por mês.

Para a presidente do sindicato no Estado, Jaqueline Mello, o acordo dos bancos traz avanços significativos para a categoria. “Foi uma negociação muito difícil, mas conseguimos construir uma proposta que garante aumento real de salários pelo décimo ano consecutivo, melhora a nossa PLR e valoriza o piso, além de agregar novas conquistas econômicas e sociais. Chegamos ao limite do que foi possível avançar na mesa de negociações”, avalia Jaqueline. Para ela, essa greve foi "duríssima", a mais forte das últimas décadas e a mais longa em dez anos. 

Um dos principais pontos de impasse dessa última rodada de negociações foi a questão dos dias parados. Os bancos estavam irredutíveis em sua proposta inicial de compensar todos os dias de greve pelos próximos seis meses. Segundo Jaqueline, os bancos aceitaram que os funcionários compensassem no máximo uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro.

Do NE10

LEIA MAIS

Nenhum comentário: