No último dia 04 de outubro, dia de são Francisco de Assis, comemorou-se, como sempre, com o encerramento dos novenários alusivos aos festejos religiosos em homenagem ao referido santo, em várias comunidades, localidades e também em várias cidades, a exemplo da comunidade do Sítio Samambaia II, aqui em Araripina, da localidade de Serra Branca, no vizinho município de Ipubí, Pernambuco, na cidade de Canindé no vizinho estado do Ceará e tantas outras localidades espalhadas pelo Planeta Terra.
Pela sua indiscutível popularidade, São Francisco é também o Santo de devoção assídua e calorosa de muitas e muitas famílias, que inclusive no dia 04 de outubro, celebram em seus lares Missa ou Renovação anual, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, a Virgem Maria e a São Francisco de Assis.
Como belo exemplo deste parágrafo anterior, eu faço questão de citar a maravilhosa celebração religiosa da renovação, que acontece todos os anos, exatamente no dia 04 de outubro, na Serra da Rodagem, na residência da família do Senhor João Bolacha e Dona Raimunda, devotos incondicionais, assíduos e calorosos de São Francisco, e que são os pais do empresário do setor gesseiro, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, José Reginaldo, nosso popular amigo Zé Bolacha; Renovação esta, que eu tive a honra, não só este ano, como também nos anos anteriores, de estar entre as diversas pessoas presentes.
A renovação na residência do Senhor João Bolacha e família, é realmente, muito mais que um encontro de amigos, que uma festa em família; É uma verdadeira benção de Deus! Onde a gente desfruta de um conforto, sem parelha, que o ambiente proporciona aos visitantes sentados ao ar livre, entre as árvores, sob uma suave e bonita iluminação, ouvindo a palavra de Deus pregada pelo celebrante, e consequentemente alimentando – se espiritualmente pela fé, pela esperança e pela paz que a própria brisa da serra também transmite, e com aquela certeza de que o Espírito Santo se faz presente ali naquele lugar, conforme disse o Senhor: “Onde estiverem duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, lá estarei eu no meio delas”. Mat. 18:20.
E para completar a matéria, vou citar um pouco da BIOGRAFIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, que nasceu na cidade de Assis na Itália, no dia 05 de Julho de 1.182; Teve uma vida curta de apenas 44 anos, mas, realizou grandes obras. Seu pai, um rico comerciante que tinha muitas ligações com a França, em homenagem ao País para o qual viajava frequentemente, batizou o filho com o nome de Francisco. Foi um jovem rico; Era muito alegre e aproveitava as noites estando sempre presente em festas, banquetes e serenatas.
Em 1.201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado e incentivado pelo pai e pelo desejo de obter fama e mais dinheiro. Porém, não se saiu muito bem como havia planejado. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por quase um ano. Após sua libertação ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente, consequência do tempo de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente.
Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar aos pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.
Entrou em conflito direto com o pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar o material de construção necessário para concluir a reforma de uma igreja. Esses conflitos desencadearam uma fúria no Pai de Francisco, que o deserdou. Francisco, muito jovem ainda, com 25 anos de idade, aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente aos bens paternos. Entrou de vez par a vida religiosa, e fundou a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.
Em 1.224, dois anos antes de sua morte, Francisco recebeu os estigmas (cicatrizes, chagas, etc.,) de Jesus crucificado, em seu próprio corpo.
São Francisco de Assis faleceu em 04 de outubro de 1.226 e foi canonizado pelo papa Gregório IX, em 1228, menos de dois anos, após sua morte.
Autor: Sebastião A. de Araújo. Fonte: Wikipédia e Pensador.info.
Nenhum comentário:
Postar um comentário