ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 27 de julho de 2011

MÁQUINA HUMANA E ÓLEO DO SENTIMENTO - FINAL - PAIVA NETTO


Prossigo hoje com o meu editorial da “Boa Vontade Educação”. A revista, especialmente publicada para a Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc) da ONU, ocorrida em Genebra/Suíça, na primeira semana do corrente, obteve expressiva aceitação.

AFETO E RESPEITO

Reclama-se bastante da violência nas escolas, mas se o estudante vai para lá aprender a expandir o próprio raciocínio com o intuito de absorver as lições necessárias à sua formação técnica, paralelamente, sem nunca esquecer o espírito de disciplina, o cuidar melhor possível do sentimento deve ser levado na devida consideração.

O afeto para as crianças e o respeito aos jovens são semelhantes a uma máquina funcionando: em uma parte das rodas dentadas, a mente, a lógica; em outra, a Alma, o sentir, que nos impede de nos tornar cada vez mais selvagens! Ora, os dentes da roda vão se encontrando e fazendo o mecanismo girar. Contudo, se você não põe nessa engrenagem o óleo da Fraternidade, da Solidariedade, da Misericórdia, da Compaixão, tudo grimpa, trava, cria ferrugem e entra em falência!

FUNÇÃO PRECÍPUA

Vocês já viram algum instrumento funcionar bem se não estiver devidamente lubrificado? O que é a Humanidade? É como extraordinário engenho que precisa ser tratado com o óleo do sentimento que vem de Deus, quando entendido como Amor, portanto, Caridade. E sabem quais são as suas rodas dentadas? Nós!, que não somos pedaços de metal que enferruja, a não ser que estejamos infectados pelo ócio paralisante.

Aí está a função precípua: instruir-se, educar-se, reeducar-se, para com eficiência instruir, educar e reeducar. Eis que a Educação, quando acertada, liberta. E, com a Espiritualidade Ecumênica, sublima.

REPERCUSSÃO

Na quarta-feira, 13/7, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 21 anos. Um marco que valoriza as últimas conquistas da sociedade e do governo em favor da infância e da juventude, independentemente de etnia, crença ou classe social, a fim de lhes garantir o acesso à escola, à saúde, além de mecanismos de proteção e respeito.

Por sinal, a LBV, desde os seus primórdios, trabalha para proporcionar às crianças condições de que exerçam, em plenitude, seus direitos de cidadania. Esse esforço de Boa Vontade, fundamentado na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ultrapassou fronteiras e vem recebendo reconhecimento internacional. É o que se observou na recente participação da LBV no evento da ONU, em Genebra. A sra. Anke Bruns, representante da S.E.R. Foundation da Suíça, destacou: “Muito se falou sobre qualidade na Educação ao longo desses dias, mas foi a LBV quem trouxe a resposta do que é qualidade na Educação”.

Opinião compartilhada pelo embaixador do Chile, Pedro Oyarce Yuraszeck, que disse: “Tudo que ouvimos aqui já era do nosso conhecimento, mas o que vocês da LBV trouxeram é a novidade que temos de implantar: os valores na questão da Educação”. Testemunhos como esses e a consolidação do ECA demonstram o avanço social de nosso país na melhoria das condições de vida das novas gerações.

VÁ SEM PRESSA, FAÇA UMA PRECE - PAIVA NETTO

Comemoramos em 25/7 o Dia do Motorista. Aproveitemos o ensejo para refletir sobre recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta para uma triste realidade: anualmente, jovens com menos de 25 anos totalizam quase 400 mil mortes por desastres de trânsito. Sem contar milhões deles que se ferem gravemente ou ficam incapacitados.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 145,9 mil pessoas, vítimas do tráfego, foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um custo de cerca de R$ 187 milhões.

Junto-me sempre aos que têm chamado a atenção para o cuidado ao dirigir nas cidades e nas estradas. Goethe (1749-1832), famoso vate e escritor alemão, definiu: “A morte é, de certa forma, uma impossibilidade que, de repente, se torna realidade”. Realmente, a maioria dos Seres Humanos não pensa que um dia “passará desta para melhor ou para pior”, de acordo com o seu comportamento na Terra.

O grande equívoco da Humanidade é viver como se depois da morte nada houvesse. Conforme nos revelam os Mentores Espirituais, um dos maiores dramas na Pátria da Verdade é a chegada de multidões livres das algemas da carne, mas completamente ignorantes do que seja o Mundo Invisível. (...)

Não adianta apenas dispor leis para os indivíduos. É preciso prepará-los para a lei. O Código de Trânsito Brasileiro está em vigor. Todos sabem que é proibido beber quando dirigir e que devem utilizar o cinto de segurança, respeitar a velocidade, sinais e faixas. No entanto, por que muitos não cumprem essas normas? Talvez porque não valorizem a própria existência.

A Campanha “Vá sem pressa, faça uma prece!”, promovida pela Legião da Boa Vontade, visa à conscientização de motoristas e pedestres, para que venham a acatar o código de trânsito por Amor à própria vida e à dos outros.

Fica aqui, portanto, um pouco da nossa contribuição para o fim da violência nesse campo, de modo que a velocidade irresponsável que ainda persiste nas ruas seja substituída por atos cada vez mais velozes de socorro às pessoas em situação de pobreza e de respeito a todos. Eis o nosso lema: “Educação e Cultura, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho com Espiritualidade Ecumênica” também no trânsito. (...) Para alguns pode parecer sonho, mas tem dado resultados, pois ensina a criatura a reeducar-se.

A conscientização é o primeiro passo para o fim da “guerra” nas vias brasileiras. Para isso, é muito importante, acima de tudo, que a Boa Vontade esteja presente entre motoristas e pedestres. Vivamos, todos nós, em paz também no trânsito!


José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: