ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 14 de julho de 2011

BLOGUEIRO MAGNO VISITA ARARIPINA - CONFIRA MATÉRIA ABAIXO - ARARIPINA A ESPERA DO GASODUTO PARA FREAR QUEIMA DE MADEIRA


O gesso, embora explorado ainda sem muita tecnologia e por isso mesmo extremamente poluente, transformou Araripina em uma charmosa e pujante cidade com mais de 80 mil habitantes. A região do Araripe concentra 40% das reservas de gipsita do mundo.

As reservas deste mineral são um dos grandes diferenciais da região, estimadas em 1,2 bilhões de toneladas. As jazidas se localizam nos municípios de Araripina, Ipubi, Trindade, Bodocó e Ouricuri. A Chapada do Araripe, com uma altitude que varia entre 850 e 1.000 metros, é um dos elementos mais marcantes da economia da região. Nela cultiva-se a mandioca e frutas diversas e encontram-se minerais não-metálicos, como a gipsita.


A economia da Região de Desenvolvimento do Araripe também apresenta potencialidades pelas culturas de subsistência nas áreas de sequeiro e pela pecuária extensiva e agricultura diversificada na Chapada do Araripe, que é deslumbrante, com grande potencial turístico ainda não explorado adequadamente pelo Governo.

Outro aspecto econômico é a agropecuária, com uma grande potencialidade de desenvolvimento para agricultura e pequena mineração. Outras fontes de economia são a avicultura, a apicultura e a caprinocultura.


A Região de Desenvolvimento do Araripe, localizada na Mesorregião do Sertão Pernambucano, representa 18,8% do território estadual com 18.576,9 km² e abrange ainda os municípios de Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade e Verdejante.

Pertencente ao município de Ouricuri, Araripina foi criado como distrito a 01 de julho de 1893, época em que era denominado São Gonçalo e contava apenas com um reduzido número de casas e uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Em 1923, São Gonçalo ganhou o seu primeiro vigário residente e, em seguida, surgiram a primeira escola e outros melhoramentos na então vila.


O município foi criado a 11 de setembro de 1928, sob a denominação de São Gonçalo. Através de decreto-lei estadual, de 31 de dezembro de 1943, o município mudou o nome para Araripina. A política é efervescente e a sucessão do prefeito Lula Sampaio (PTB) já foi antecipada. Fala-se na criação de uma frente de oposição que uniria adversários históricos, como os ex-prefeitos Valdeir Batista e Emanuel Bringel, além do deputado Raimundo Pimentel.

Pimentel, aliás, foi reeleito com a força e o prestígio do prefeito, mas há pouco rompeu com Lula e tenta, a todo custo, emplacar um candidato do seu grupo para enfrentar Lula. Fala-se na candidatura da sua mulher, a doutora Socorro, uma médica bastante conceituada na região, mas sem experiência política e sem a capacidade de agregar a frente oposicionista.


Lula Sampaio, por sua vez, recebeu, há três anos, uma massa falida e tenta dar uma guinada na sua gestão, depois de enormes dificuldades, com o apoio do governador Eduardo Campos, que anuncia novos investimentos no município, sendo o principal deles a chegada do gasoduto. O gás natural é esperado com grande ansiedade pelos produtores de gesso, em substituição à queima de madeira.

A palestra do blogueiro Magno atraiu um grande número de pessoas. Foi realizada no Centro Tecnológico de Araripina. O prefeito não pode comparecer e foi representado pelo assessor de Imprensa, Airton Arraes, uma figura bastante simpática, ex-secretário de Educação e com relevantes serviços prestados ao município em gestões passadas. Também esteve presente o chefe de gabinete da Prefeitura, Vicente Alencar e o vereador Evilásio Cardoso.


A cultura da blogosfera está definitivamente consolidada no Interior. Na plateia os blogueiros locais Silvio Dias de Alencar, Anthony Arraes, Renato Araújo, Idelfonso do Mel e Zé Silva, além de Nunes Rafael, que vem fazendo uma experiência bastante interessante na região com uma televisão na internet – a TV Nordeste web. Estavam presentes, ainda, os radialistas José Porttnalli, da Arari FM; Tony Pires, da Rádio Grande Serra FM; Jorge Possetti, da Arari FM; e Jaércio Sá, da Pop Brasil FM.

Fonte - Blog do Magno

Nenhum comentário: