ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 21 de junho de 2011

QUER SABER O QUE É AMIZADE? PAIVA NETTO


Recebi do amigo jornalista Luiz Carlos Lourenço uma comovida correspondência. Trata-se de diretriz para aqueles que acreditam no espírito altruístico e querem um Brasil melhor e uma Humanidade mais fraterna.

“Meu caro Paiva Netto, numa época em que só se fala em violência nas escolas, como a triste e repercutida notícia dos acontecimentos em Realengo, no Rio de Janeiro, de agressão a alunos, maus exemplos etc., confesso ao amigo e irmão que meus olhos ficaram cheios de lágrimas, ao ler o noticiário sobre a atitude dos estudantes mineiros que rasparam o cabelo em solidariedade ao colega com câncer.

“Pensei de imediato com meus botões, ‘é uma notícia que pode servir de pauta para meu querido Irmão Paiva repercutir o assunto por este mundo afora em suas crônicas e comentários, sempre inspirado no Mestre Jesus’.

"Saúde e força sempre. Viva Jesus! Abraça-o seu amigo Luiz Carlos Lourenço." Em seguida, endereçou-me dados colhidos na Agência Estado, de 3/6: "Em um gesto coletivo de apoio a um colega que faz Tratamento contra um câncer, estudantes do ensino médio de uma escola de Governador Valadares/MG decidiram raspar o cabelo.

Arthur Gonçalves, de 17 anos, foi surpreendido ao chegar para a aula no Colégio Genoma, onde cursa o terceiro ano. Ao entrar na sala, se deparou com todos os alunos do sexo masculino, bem como o professor, com os cabelos raspados. "Gonçalves estava em Belo Horizonte, onde se submeteu às primeiras sessões de quimioterapia, que levaram à perda do cabelo.

Um amigo de infância, Lucas Avelino, aproveitou sua ausência e mobilizou os colegas para o gesto solidário. "‘Fiquei até sem palavras’, comentou o adolescente sobre a homenagem, que ganhou destaque na cidade". (...)
Os moços registraram tudo em vídeo e postaram na internet com o título "Quer saber o que é a amizade?". Num gesto de firme confiança na vida, o jovem "pretende prestar vestibular para Engenharia na UFMG".

Prezado Lourenço, grato pela lembrança desse belo testemunho de solidariedade que merece realmente divulgação. Desse modo, seguimos também a recomendação de Jesus, o Cristo Ecumênico: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus" (Evangelho segundo Mateus, 5:16).

Ao jovem Arthur, os nossos votos de breve restabelecimento. Aos seus colegas e professor, os parabéns pelo ato de companheirismo. A todos, uma homenagem com trecho do famoso "Poema da Amizade", de Alziro Zarur (1914-1979):

"Eu tenho, neste espírito de velho/ Que não compreende a vida em solidão,/ Meu particularíssimo Evangelho:/ Amizade é a minha religião. “Nem só de feras se compõe o mundo,/ Como proclamam todos os egoístas:/ Basta verificar o amor profundo/ Que transborda nas almas dos altruístas. (...)”

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: