ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 27 de abril de 2010

BLOG'S - IMPARCIALIDADE E SERIEDADE?


Ultimamente temos visto que a internet trouxe uma forma original de liberdade para a comunicação como um todo, extinguindo antigas fronteiras – material, geográfica, financeira, etc. – deixando ao alcance praticamente qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento na área. Tudo isso envolvido por um verdadeiro aparato tecnológico bancado por grandes capitais, invisível aos olhos o internauta/usuário final.

Tal forma desse novo modelo de comunicação já atrai grande porte de investidores em mídia comunicacional de uma forma geral. Hoje em dia não há mais como ficar “imune” à influência da internet sobre a informação, haja vista que nas mais distantes habitações, desprovidas de qualquer tecnologia, como por exemplo, alguém que mora em seu sítio lá no “pé” da serra, para quem o tempo parece estático, mesmo assim tem a internet sua parcela de contribuição, uma vez que não acessando um portal nacional de notícias, mas ouvindo nas rádios o conteúdo muitas vezes apenas repetidos, alocados de sites e portais que noticiam o dia-a-dia local, regional ou nacional.

Desta forma surge a primeira indagação: devido à sua fácil implementação e manuseio, os blog’s podem ser vistos com imparcialidade e conseqüente seriedade?

Não raro vemos estampado em noticiários regionais ou nacionais, matérias relacionadas à monopolização da imprensa com vistas à interesses próprios, seja para ampliar a imagem de alguém ou para maculá-la (geralmente no meio político). Partindo deste contexto, então seriam os blog’s, pela sua forma independente, uma alternativa positiva aos grandes grupos de comunicação.

Mas neste ponto surge a segunda dúvida: devido à simplicidade de sua forma, não seriam os blog’s, mais fáceis de serem manipulados, levando-se em consideração seu tamanho de organização, e conseqüentemente o “preço” de seu proprietário na divulgação das informações? Enfim, até onde podemos crer na imparcialidade e seriedade das matérias trazidas à público por meio dos blog’s e seus respectivos redatores?

O Portal Sertão Digital realizou uma pesquisa com os principais “blogueiros” da região sertão pernambucano, aos quais foram enviados as seguintes questões, para resposta de forma livre:

1 - Qual sua visão dos blog's atualmente?

2 - Você participa de alguma Administração Pública?

3 - Se sim, publica com que frequência matérias relacionadas à Administração que está vinculado(a)?

4 - Você externa sua posição política nas matérias publicadas em seu blog?

5 - Você publica matérias sensacionalistas?

6 - De 0 a 10 como você se auto avalia no quesito imparcialidade da notícia?

Dos “blogueiros” consultados, apenas 57% responderam, e destes, 25% participam de alguma Administração Pública, 25% responderam que publicam matérias relacionadas à esta, mas sem quantificar a frequência em que as publicam e também 25% dos “blogueiros” expressam sua posição política em suas matérias.

Desta forma, apesar de ter esse novo modelo de comunicação, uma forma singular ainda não experimentada pelas sociedades contemporâneas ou anteriores, cujo pilar maior é justamente sua forma livre e ao alcance de qualquer um, estaremos nós, diante de uma revolução comunicacional que atente para os princípios da honestidade enquanto cidadãos? Ou apenas mais uma forma de monopolização da informação pelos grandes capitais de sempre, sendo esta, agora de forma pulverizada e quase imperceptível aos olhos do povo, o que nos remete ao início do ciclo tão conhecido da “Indústria da Seca” reformulada para era da mídia digital, no qual tal forma comunicacional atua como o elo mais rasteiro numa perspectiva micro/macro.

Como toda regra tem excessão, não podemos aqui generalizar. Entre as respostas recebidas, temos "blogueiros" que se posicionam de forma coerente e responsável, que também pode ser notado em seus próprios blog's.

Da Redação do Portal Sertão Digital

Nenhum comentário: