ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 23 de abril de 2010

IBOPE - PESQUISA MOSTRA SERRA COM 36% E DILMA COM 29%


Pesquisa Ibope mostra que o pré-candidato José Serra (PSDB) mantém a liderança na disputa pela Presidência com 36% das intenções de votos e a petista Dilma Rousseff continua na segunda colocação, com 29%. Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) estão empatados no terceiro lugar com 8%. Totalizam 19% os votos brancos, nulos e "não sabe".

De acordo com a pesquisa, Serra venceria Dilma no segundo turno com 46%, ante 37% da petista. Brancos, nulos e "não sabe" somariam 18%.

Em cenário sem Ciro Gomes, todos os pré-candidatos oscilam pontos para cima. Serra sobe para 40%, Dilma, 32% e Marina, 9%. Brancos, nulos e "não sabe", um (20%).

FATOR CIRO

Na sondagem anterior, feita em março, Serra aparecia com 35% e Dilma, 30%. A diferença de dois pontos percentuais entre o levantamento atual e o antigo está dentro da margem de erro: 2% para mais ou para menos.

A diretora executiva e de Planejamento do Ibope, Márcia Cavallari, afirmou que os números mostram uma estabilidade do quadro eleitoral, em que Serra e Dilma polarizam a disputa, e Ciro permanece estável, com tendência de queda. “Aparentemente, está havendo um esvaziamento da candidatura Ciro", declarou a diretora do Ibope.

A pesquisa foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e ouviu 2.002 pessoas a partir de 16 anos de idade em 140 municípios entre os dias 13 e 18 deste mês.

Martina Cavalcanti - Band

NÃO VOU BRIGAR COM INSTITUTOS, DIZ DILMA SOBRE PESQUISAS


A pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, disse quarta-feira em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, que não vai brigar com institutos sobre pesquisa. Na semana passada, o PSDB entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o Instituto Sensus.

O partido alega que o Sensus descumpriu o prazo estipulado por lei para divulgação do resultado da pesquisa. A legislação determina que o resultado seja divulgado 5 dias depois da inscrição da pesquisa no TSE. O Sensus inscreveu o levantamento no dia 5, mas alterou dados no dia 9. Portanto, na avaliação do PSDB, a pesquisa só poderia ser divulgada no dia 14, e não em 13 de abril como foi feito.

A pesquisa Sensus apontou empate técnico na corrida presidencial entre o tucano José Serra (33%) e a petista Dilma Rousseff (32%). Este foi o resultado mais apertado entre os dois candidatos.

"Eu não vou brigar com o instituto. Vou respeitar o instituto. Não se pode desconsiderar, mas não é a última palavra", disse. Questionada se a afirmação era uma resposta ao PSDB, Dilma disse que não. "Eu respeito a pesquisa e não acho que seja decisiva. Se me falarem que estou em cima, tudo bem. Mas se falarem que estou embaixo, não vou brigar", destacou.

Pesquisa Ibope

A pré-candidata pelo PT também comentou a pesquisa do Ibope, na qual aparece com 29% das intenções de voto contra 36% de José Serra, divulgada quarta-feira. "Pesquisa é um sinal do momento. Os ventos mudam... Eu acredito que a pesquisa é um ponto, uma referência, mas não serve para dizer como vão ser as coisas daqui para a frente".

Fonte - Último Segundo

Nenhum comentário: