ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

POLÍCIA - ARARIPINA É SEDE DE REUNIÃO DO CPS-2


Semana Passada esteve participando de uma reunião de trabalho na 2ª CPMA – Companhia de Polícia militar de Araripina, o Tenente Coronel Elimar Lopes de Almeida, comandante de policiamento do CPS-2 – Comando de Policiamento do Sertão, sediado em Petrolina.


A reunião teve a presença de todos os comandantes dos batalhões das regiões do Sertão Central, Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe, os quais discutiram as melhores formas de combater a violência nessas áreas, trazendo segurança à população.


Em entrevista a nossa reportagem o tenente coronel Elimar Lopes informou que o objetivo principal da reunião foi discutir as principais estratégias que têm sido implementadas pelas polícias militar e civil nas regiões já citadas, principalmente em Araripina e sua 2ª companhia, comandada atualmente pelo capitão França, a qual ter servido de modelo para os principais batalhões do estado, pelas novas modalidades de policiamento criadas pelo seu comandante.


Segundo o Tenente Elimar, essas reuniões são realizadas mensalmente, ocasião em que uma cidade é escolhida para conversar, discutir, avaliar as ações das polícias, além de programar e planejar novas ações para o mês seguinte.


Ainda segundo o tenente, a principal dificuldade enfrentada hoje pelas policias é mesmo a falta de efetivo, e após o carnaval, serão distribuídos cerca de 550 novos policiais, que foram recentemente formados na região metropolitana do Recife.
Ele não soube informar se Araripina será contemplada com novos policiais, mas que no decorrer deste ano ou até dezembro, cerca de 3 mil homens ingressarão na polícia militar, sendo esta cidade, por demais importante para a região do Araripe, beneficiada.


“-O governo do estado já investiu em novas viaturas para todos os municípios do estado, tanto para a militar como para a civil, de forma que atenua um pouco essa problemática de prestar um melhor serviço a sociedade”- Falou o tenente Elimar.
Segundo ele na região do Araripe, o 7º batalhão sediado em Ouricuri e comandado pelo major Fentes, enfrenta atualmente problemas de efetivo em Araripina, Trindade e Ouricuri, mas tem feito um bom trabalho reduzindo o número de homicídios e atuando com rigor nos crimes violentos contra o patrimônio, os furtos e roubos de veículos.


Em Petrolina onde fica sediada a sede do CPS-2, existe uma grande incidência de homicídios, mas o major Carlos, que esteve presente também na reunião, apresentou dados de redução de homicídios. Até novembro do ano passado Petrolina vinha com 17 homicídios por mês, onde a PM conseguiu uma redução para 09.


No Sertão Central o problema também é a falta de efetivo, destacou o tenente coronel José Édson, que estava presente na reunião, informando também números de redução de homicídios naquela com destaque para Salgueiro Verdejante, Parnamirim, Terra Nova, Serrita e Mirandiba, onde houve uma redução de 64% dos homicídios.


Estiveram também na reunião o major José Carlos Pereira, comandante do 5º BPM de Petrolina, major Valmir Zeferino Souza, comandante da 2ª CIPM de Cabrobó, e major José Freitas comandante da 7ª CIPM de Santa Maria da Boa Vista.

Nenhum comentário: