“Com a crise, o que mais vai ter na Esplanada dos Ministérios são os prefeitos com as cuias na mão”, ironizou a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo (PSDB), sobre a situação dos gestores municipais e o encontro com o presidente Lula (PT), marcado para acontecer, nas próximas terça e quarta-feira, em Brasília.
O evento, programado desde o ano passado pelo Palácio do Planalto, parece ser uma ocasião para a qual muitos dos gestores anseiam, esperançosos em conseguir um maior apoio do Governo Federal depois de ter seus orçamentos reduzidos pelos cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A reclamação dos prefeitos foi feita durante o segundo e último dia do Seminário para Gestores Municipais do Tribunal de Contas do Estado. O evento encerrou ontem e teve a participação de representantes de mais de 170 municípios pernambucanos.
Marcones Libório (PSB), prefeito de Salgueiro, considera, no entanto, que o Governo Federal é bastante presente no processo de desenvolvimento do seu município. “Temos três grandes obras acontecendo, e todas tem a participação da União: a construção ponte do Ibó, a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina”, enumerou Libório, afirmando que irá ao encontro.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), também é presença certa no evento. A intenção é, também, de marcar uma audiência particular com o presidente. “Quando o Lula esteve aqui falou para Elias marcar a audiência, para que pudessem conversar melhor”, revelou o vice-prefeito Edir Pinto Peres (PPS).
O ex-presidente da Câmara dos Deputados e atual prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti (PP), diz que irá tratar da proibição do re-parcelamento de dívidas para municípios que já tiverem seus débitos parcelados, mesmo que referentes a uma gestão anterior.
“Isso é realmente pernicioso”, classificou Severino, reiteirando que a presença dos prefeitos no evento do TCE era prova da vontade dos mesmos em fazer uma gestão correta.
FONTE-FOLHAPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário