Nesta etapa, as equipes, formadas por dois técnicos e de dois até dez estudantes, foram desafiadas a desenvolver soluções para diversos desafios com o tema “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”. A ideia é incentivar crianças e adolescentes com idades entre 9 e 16 anos a repensarem questões como a prática de atividades físicas para a promoção da saúde e da qualidade de vida.
Para isso, eles precisaram criar projetos inovadores e construir e programar robôs por meio da tecnologia Lego. Ao longo de seis meses, os estudantes pensaram em seus projetos e enviaram vídeos, no último dia 20, com a execução das soluções inovadoras. Agora, eles serão avaliados a partir de critérios como capacidade de inovação, criatividade, design do robô e core values.
As equipes vencedoras serão conhecidas já na tarde do sábado. Ao todo, eles estão na disputa por cinco prêmios: Champion’s Award, Core Values, Projeto de Inovação, Excelência em Engenharia, Descoberta, Estrela Iniciante, Design do Robô e Desempenho do Robô. Os melhores classificados no ranking geral garantem uma vaga na fase nacional da disputa.
Para a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é uma importante ferramenta para despertar a curiosidade e desenvolver habilidades importantes dos estudantes, tanto técnicas quanto socioemocionais. “Os alunos se dedicam por meses aos desafios, o que aguça a capacidade de inovação e a criatividade, além de ajudar na compreensão de assuntos em áreas como ciências, matemática e raciocínio lógico”, ressalta.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
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