ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 21 de abril de 2021

ARARIPINA - POPULAÇÃO ENTREGA ANIMAIS SILVESTRES À PATRULHA AMBIENTAL ITINERANTE


A Patrulha Ambiental vem com frequência recebendo chamados de populares para o resgate de animais silvestres ou entrega voluntária.
Recentemente fomos acionados para receber uma Galinha d’água ou Frango d’água (Gallinula chloropus) que foi encontrada na zona urbana de Araripina - PE e um Cágado (Chelidae) também encontrado por populares em uma rua da cidade.
Os patrulheiros receberam os animais silvestres e realizaram a soltura em área propicia para cada espécie e protegida de possíveis caçadores e de pessoas que desejem suas capturas para serem criados como animais de estimação, tal procedimento somente pode acontecer, quando o animal é adquirido em casas credenciadas e autorizadas pelo órgão competente.
A Galinha d’agua ou Frango d’agua é uma ave aquática de cor escura, encontrada em qualquer ambiente aquático, sendo frequentemente visto nadando e se alimentando do que encontra na superfície. Os dedos são compridos e as pernas grossas, sendo ambos verdes amarelados. Os adultos têm o bico vermelho-vivo com ponta amarela, uma linha branca e fina que acompanha a curvatura das asas e duas manchas brancas na parte debaixo da cauda. Os imaturos são mais pálidos e acinzentados do que os adultos e não têm o bico vistoso.
Os cágados diferenciam-se dos jabutis por serem animais de água doce, entretanto, eles também vivem na terra. Suas patas são dotadas de membranas interdigitais, ou seja, entre os dedos, que facilitam a natação desses animais. Há também presença de unhas que facilitam a locomoção na terra. Seu casco é mais achatado quando comparado ao jabuti. A grande maioria é carnívora, mas existem espécies onívoras. Eles possuem a capacidade de dobrar seu pescoço lateralmente.
Sua alimentação é à base de peixes, frutas, insetos, moluscos e plantas das margens dos rios. Dentro da espécie temos o tigre-d’água ou tigre-d’água-brasileiro (Trachemys dorbigni) e a tartaruga-de-orelha-vermelha ou tigre-d’água-americano (Trachemys scripta elegans). Ambas são espécie muito parecidas, porém conseguimos citar algumas diferenças, como por exemplo: o americano possui um sinal vermelho na lateral da cabeça caracterizando o seu nome, enquanto o brasileiro possui uma mancha oval na lateral da cabeça em um tom amarelado.


Fotos: Patrulha Ambiental
Fonte: www. waita.org/tag/cagados
Imagens: Google

Nenhum comentário: