ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

OURICURI - DURANTE O III FÓRUM LÍDER SERTÃO DO ARARIPE, PREFEITOS E PRÉ-CANDIDATOS ASSINAM TERMO DE COMPROMISSO COM A REGIÃO


Durante o III Fórum LIDER Sertão do Araripe em Ouricuri prefeitos e pré-candidatos assinam Termo de Compromisso com a região 

Aconteceu nesta terça-feira (04), importante evento regional na cidade de Ouricuri. O Cine Teatro do Espaço CEUS concentrou as ações relacionadas ao III Fórum Regional do LIDER Sertão do Araripe, programa capitaneado pelo SEBRAE, que durante mais de um ano, através de seus membros selecionados nas cidades da região e capacitados por especialistas contratados pelo SEBRAE NACIONAL, estudou as potencialidades e gargalos do Araripe, o que resultou num Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional. 

Este plano está em plena execução, com ações importantes já em curso, como a aprovação de Leis Municipais criando o SIM – Sistema de Inspeção Municipal, SIF para o mel da região, entre outros. Somente com o SIM os produtos regionais poderão ser inspecionados pela municipalidade ou pelo Consórcio e desta forma habilitados à comer comercialização fora do estado e até no mercado externo, usando um selo com Denominação de Origem que o identifique com a Chapada do Araripe. O mel, por exemplo, já conquistou o SIF numa associação de produtores locais e poderá ser exportado com valor agregado e marca do Araripe. 

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional é composto por ações que se dividem em três eixos: Agronegócio e Logística, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Turismo. 

Após apresentação do Vídeo alusivo ao LIDER e do Plano de Ação, a programação entrou em seu momento mais importante, com compromisso de jovens envolvidos na realização da Jornada LIDER JOVEM, na cidade de Exu, com a cartilha do LIDER para adoção nas redes de ensino municipal e estadual, e com a assinatura dos Termos de Compromisso por prefeitos e pré-candidatos a prefeito. Alguns prefeitos compareceram e outros enviaram o Termo de Compromisso assinado por representantes. A maioria dos pré-candidatos com viabilidade eleitoral e expectativa de vitória compareceram e assinaram ou já enviaram o termo assinado. 

Da cidade de Araripina, todos os pré-candidatos assinaram. Aluísio Coelho e Bringel Filho compareceram ao evento; Tião do Gesso enviou o termo assinado e o prefeito Raimundo Pimentel se fez representar pelo secretário de Administração Hermes Alves. 

De Trindade, os dois pré-candidatos mais competitivos e com chance de vitória foram pessoalmente assinar o termo de compromisso e fizeram uso da palavra, demonstrando entusiasmo com o Plano Estratégico. De Ipubi, compareceu o pré-candidato Wilson Miranda, enquanto o prefeito Chico Siqueira enviou representante, em virtude de imprevisto em sua agenda que o tirou do evento. Contudo, Chico Siqueira é um dos grandes entusiastas. 
De Exu, compareceu o atual prefeito e candidato à reeleição, o Professor Raimundo Saraiva. De Santa Filomena, compareceu o prefeito Cleomatson Vasconcelos, que inclusive é presidente do Consórcio Regional e vem contribuindo com a implantação da ação de criação do SIM, entre outras. De Ouricuri, compareceu e assinou o comerciante Assis Júnior, que é pré-candidato pelo PT. De Moreilândia, o Termo de Compromisso chegou assinado pelo prefeito Eronildo e pelo pré-candidato Teto, que também enviaram representantes. 

De Granito, o termo de compromisso veio assinado pelo prefeito e candidato a reeleição João Bosco, que enviou representante. Todos que assinaram o Termo de Compromisso reforçaram em suas falas o compromisso com as metas do Plano de Ação do LIDER, elogiaram a qualidade do trabalho e, acima de tudo, firmaram compromisso com a unidade da região, condição indispensável para que o Araripe avance e resolva seus gargalos, gerando emprego e qualidade de vida para seu povo. 

Prefeitos e pré-candidatos de outras duas cidades chegaram a confirmar o interesse de comparecer e de assinar o Termo de Compromisso, mas por motivos superiores adiaram esta adesão, o mesmo ocorrendo com seus concorrentes locais. 

Contudo, estes serão procurados por membros do LIDER para concluir o ato, o que resultará em cem por cento de certeza de que a partir de 2021, vença quem vencer, o Plano Estratégico terá continuidade em sua rotina de execução nos dez municípios da região. 

Falaram pela juventude que se engajará na defesa do Plano Estratégico de Desenvolvimento os estudantes de ensino médio de Exu Cleberson e Felipe. Em suas brilhantes falas, externaram o compromisso com a Jornada LIDER JOVEM, com a difusão da cartilha do LIDER no meio estudantil e com a construção coletiva da imagem que representará os produtos da nossa região. 

O próximo evento aglutinador do LIDER será exatamente a Jornada LIDER JOVEM, que acontecerá na cidade de Exu, no mês de Março, para onde se dirigirão os membros do LIDER e caravanas de jovens do ensino médio das cidades da região, todos focados na defesa de desenvolvimento sustentável através do empreendedorismo previsto no Plano de Ação. A Cartilha do LIDER, para adoção pelas redes públicas de ensino, está em fase de construção dos Núcleos de Conhecimento em cada cidade e indicação de membros formuladores. 

Por Ronaldo Lacerda

Nenhum comentário: